O que é domínio e como funciona?

by - dezembro 20, 2011



Antes de explicar o que é domínio e como você deve proceder, vou falar um pouco sobre o que aconteceu comigo. Com certeza muitas de vocês têm essa dúvida e confesso que comigo não foi diferente. O pior foi que fiz das minhas dúvidas cada vez maior e acabei ficando sem rumo, já que não sabia de nada.

O que você pensa ao comprar um domínio? Pensa que, ao comprá-lo, você irá ter seu site no ar, certo? Errado! É aí que começa toda a história. Sempre fui iniciante nesses assuntos e eu pensei que fosse super fácil assim, procurei no google várias vezes e não entendi. Então, antes de você obter um domínio, você deve ter em mente que irá gastar anualmente com ele. Além disso, deve entender um pouco para não começar errando.

Mas, afinal, o que é um domínio?
Domínio é um nome que você dá para localizar seus arquivos e para ser identificado na internet. Portanto, é o nome do se site. Exatamente ele que ficará alojado na web como, por exemplo, o Nós na Gravata, que tem como domínio .com. Mas, é claro, que existe uma infinidade de domínios.

Ao adquirir o seu domínio, é necessário que você tome algumas providências. Mas o que serão essas providências? O local onde você comprou o domínio irá pedir o DNS ou CNAME de onde você irá hospedar seu blog. E nesse caso você se perguntará, assim como eu me perguntei, o que é DNS e Cname? Eles têm a função de apontar o domínio (ex: .com) para o local onde você irá hospedar o seu blog.

Mas, afinal, o que é hospedagem?
Ao carregar uma imagem no imageshack.us, você está hospedando a sua imagem naquele servidor, certo? É a mesma coisa que acontece nos blogs. Ao escrever no blogger (ou wordpress) e ter seu texto publicado, você está hospedando seus textos e imagens ali. Então, se você deseja hospedar seus arquivos no blogger, você deve pedir para a empresa contratada atualizar o cname para "ghs.google.com" (sem as aspas). Para os DNS se propagarem e apontarem o seu domínio para o blogger levará tempo, de até 48 horas.

O que aconteceu comigo foi que o cname deu inválido, até hoje não sei porque, mas deu. E tive que pagar a hospedagem, sem entender que ela só serve se você mudar de plataforma, ou seja ir para o wordpress.org. Contudo, eu cometi o erro de pagar hospedagem e usar o blogger ao mesmo tempo. É claro que eu já tinha previsto e guardado algum dinheiro extra, contudo, se eu não tivesse confudido, já estava no wordpress.org.

Então, para você não cometer o mesmo erro que eu, entre em contato com a empresa que você comprou o domínio (.com) e peça que eles lhe ajudem. Com certeza, eles vão dar suporte a você. Não dê uma de apressada, como eu, e muito menos tente configurar isso manualmente, certo?

Onde comprar um domínio?
Acredito que não é necessário gastar muito por um domínio. Contudo, há empresas que cobram muito pouco por isso, contudo não te dão o suporte como você imaginava. Então, melhor pagar mais e ter aquela ajudinha e do que não ter nada e sofrer sozinha, certo? Era isso que eu estava conversando com a Sara do fashionistasbr, que aliás foi super simpática e me ajudou bastante esses dias nessa minha nova empreitada no wordpress.

Duas empresas que são confiáveis e que estão sempre ajudando: Opticalhost e Pré-Lude. As duas cobram quase o mesmo valor R$30,00 por ano. Quando tiver acabado o prazo, basta apenas renovar. Mas é necessário você saber que esse valor só é válido para domínios internacionais. Para saber mais sobre os preços da Opticalhost, clique aqui . Já os preços da Pré-Lude estão aqui.

Como escolher um domínio?
Cada uma de nós temos nossa própria criatividade de escolher o nome do nosso blog. Já ouvi muitas de vocês dizendo que mudou o nome do blog milhares de vezes, mas isso nunca aconteceu comigo. Ao escolher o nome do blog, pensei bastante e fui bem criteriosa, além disso contei com a ajuda indireta de uma blogueira. O nome do blog dela tinha a ver com limão, mas não recordo hoje certo como era.

Ok, não sei como Nós na Gravata se pareceu com limão (hahah), mas, na época, não veio nada diferente na minha. Eu curti a minha ideia e ficou, vocês gostaram? Então a dica para a escolha do domínio é: mantenha sempre a criatividade, nada de copiar o nome de outro blog, porque isso não é nada legal. Pense em algo que faça ser diferente e que tenha originalidade, isso com certeza chama a atenção de qualquer pessoa.

Então, já tirou todas as suas dúvidas? Ainda não? Qualquer dúvida, pode entrar em contato comigo ou até aqui mesmo nos comentários, que eu darei todas as dicas. E, além disso, sempre estarei atualizando esse post para melhorar ainda mais as informações.

You May Also Like

6 comentários

  1. Whoa! This blog looks exactly like my old one! It’s on a completely different subject but it has pretty much the same layout and design. Outstanding choice of colors!
    Home remedies for acne

    ResponderExcluir
  2. Interessante, me ajudou bastante.


    http://blogbiancamaria.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Bianca, se você possuir alguma dúvida, pode me perguntar, certo? :D Que bom que te ajudou. (:

    ResponderExcluir
  4. [...] passada eu falei aqui no blog sobre domínios, quem lembra? Falei sobre como funciona e expliquei tudo direitinho, aliás quem ainda possuir [...]

    ResponderExcluir
  5. [...] eu resolvi parar de escrever posts mais indicativos e explicativos, e fui correndo escrever sobre domínio e hospedagem, detalhei tudo, falei sobre o que aconteceu comigo. Por que eu fiz isso? Para evitar [...]

    ResponderExcluir