O que é hospedagem e como funciona?

by - dezembro 26, 2011



Semana passada eu falei aqui no blog sobre domínios, quem lembra? Falei sobre como funciona e expliquei tudo direitinho, aliás quem ainda possuir alguma dúvida, fala comigo que eu vou responder todas as perguntas. Só para relembrar o domínio é o nome do seu blog que será ou ".com" ".net" ".com.br", tem uma infinidade de domínios e é você quem escolhe.

Para continuar a explicação sobre como ter seu blog, resolvi hoje falar da hospedagem. Mas, então, o que é a hospedagem? Hospedar seu site em algum lugar significado que você terá seus arquivos guardados com segurança em um servidor. O servidor é a empresa em que você hospeda como, por exemplo, a OpticalHost,  a Pré-Lude e até mesmo o próprio Blogger.

É necessário pagar para hospedar meus arquivos?
Não. Você pode usar a plataforma do Blogger e terá seus arquivos hospedados normalmente.

Qual a melhor plataforma para usar?
Quem não sabe, plataforma é o local onde você irá escrever seus posts. Se você deseja pagar apenas pra ter um domínio próprio, então você tem duas opções: Blogger e Wordpress.com, já a hospedagem fica por conta das próprias plataformas. Mas se você deseja pagar pra ter planos de hospedagens, use a plataforma Wordpress.org.

No post anterior que falei sobre domínios, eu comentei que eu havia entendido errado. Quando você deseja pagar hospedagens, não é preciso usar mais a plataforma do Blogger. Você deve migrar para o Wordpress.org. Além disso, pensei que era necessário pagar alguma taxa extra, além da própria hospedagem, o que não é verdade. Se você quer ter seu blog hospedado em um servidor pago, você pagará apenas a hospedagem.

Qual a diferença entre as plataformas do Blogger e do Wordpress.com?
Pra ser sincera, nunca usei a do wordpress.com, mas já li muito sobre isso. Então, a wordpress.com é muito restrita no quesito publicidade. Até onde eu sei, não se pode por propagandas e publicidades. Então, quem tem a intenção de usar propagandas e não quiser investir em hospedagens, use o Blogger. Já se você não se importa e não vai usar publicidades no seu blog, aposte no Wordpress.com, certo?

Devo começar a usar o Blogger ou o Wordpress.com?
O blogger é muito bom. Digo isso porque toda a minha vida de blogueira foi lá. Como muitos dizem, ao fazer a migração para o Wordpress, senti uma enorme diferença. Só que eu me adaptei muito rápido.

Então, quem acha que vai se adaptar rapidamente, fica no blogger mesmo. Mas um dos problemas que acho do blogger é aquela caixinha de comentários. Penso que muitas pessoas deixam de comentar, porque não possuem contas no Google, ou algo assim.

Onde devo hospedar (versão paga) meu site e quanto devo pagar por isso?
Essa é uma boa pergunta. Acho que de início você não precisa pagar tanto assim, afinal seu site ainda não possui uma boa taxa de visitação. Contudo, se você acha que seu blog tem muitos visitantes, então invista em algo melhor.

Antes de tudo, gostaria de informar que não adianta você pagar muito pouco pra nada. Tem muitas empresas de hospedagem que desejam apenas ter o lucro e não se importa com o serviço de qualidade. Então, fiquem atentos! A empresa que o blog hospeda atualmente é a Opticalhost. Eles são super educados e sempre atende muito bem.

Fiz um super resumo de tudo, então se você possuir ainda alguma dúvida, deixe um comentário nesse post que responderei e tirarei a sua dúvida. Agora você entende a diferença entre blogger, wordpress.com e wordpress.org?

Onde me encontrar: Canal no Youtube (dicas pra blogs) ♥ BloglovinPerfil no facebookPágina no facebookTwitterGrupo do blogGoogle +

leia todos os posts da karine clessia

You May Also Like

4 comentários

  1. I would like to use the chance of saying thanks to you for the professional suggestions I have constantly enjoyed visiting your site. We are looking forward to the actual commencement of my college research and the overall preparation would never have been complete without surfing your website. If I can be of any assistance to others, I'd be happy to help by means of what I have learned from here.

    ResponderExcluir
  2. I always try to bring the best to the blog. The tips I've ever done, lest you spend the same thing I did. So for that reason, I created this idea of sharing and taking all your questions here. Thank you for your visit and fondness.

    ResponderExcluir
  3. [...] parar de escrever posts mais indicativos e explicativos, e fui correndo escrever sobre domínio e hospedagem, detalhei tudo, falei sobre o que aconteceu comigo. Por que eu fiz isso? Para evitar que também [...]

    ResponderExcluir