O que todo blog deveria ter!

by - dezembro 23, 2011

notebook5

Com certeza, você deve ter ouvido por aí a quantidade de blogs que são criados por dia. Se ainda não ouviu falar nada sobre isso, então eu mesma digo: são mais de 100 mil por dia. Então, é por isso que tento conhecer mais e mais novas blogueiras e blogueiros que estão dentro desse mundo. Aqueles que começaram há pouco tempo, aqueles que estão começando agora e os que já estão super acostumados nesse mundo.

Quem é blogueiro sabe que o amor que se tem por fazer posts novos é algo muito gratificante. Ainda mais quando você sabe que as pessoas estão ali voltando a ver seus posts e saber sobre sua criatividade. Cada blog diz a personalidade de uma pessoa e descreve, indiretamente, o modo de ser de uma pessoa. Diríamos que é o seu cartão de visita, como diz muita gente por aí. E realmente é.

Já imaginou entrar naquele blog que é cheio de setinhas com letras verdes e com uma escrita completamente errada? Tenho certeza de que você não demoraria nem vinte segundos nele. É uma forma de dizer que tudo isso é uma poluição visual. Sem contar que a impressão que o leitor fica é a de que nunca mais vai querer voltar lá. E tenho certeza de que você não quer isso para o seu blog, né?

Então pra tirar as dúvidas de quem ainda é muito novo por aqui, resolvi reunir algumas dicas que mudarão, com certeza, o seu blog, o seu cartão de visita. Sem contar que seus leitores vão amar voltar lá e ainda dá opiniões sobre um determinado assunto que você citou. Então, o que é necessário para manter um blog em dia?

- Mantenha seu blog organizado: Personalize-o na barra lateral de forma organizada. Deixando-o mais ou menos na seguinte ordem: foto do perfil, introdução do perfil (super resumo sobre você), categorias (em ordem alfabética), caixa de pesquisa dos posts, caixa de seguidores. Por favor, não coloque caixa de seguidores primeiro do que a imagem do seu perfil, isso dá impressão de desorganização.

- Conteúdo próprio: Use sua criatividade. Nada de usar Ctrl+C e Ctrl+V nos conteúdos alheios. Proporcione algo novo para seus leitores. Eles vão gostar de ter conteúdo novo nas suas páginas. E, quem sabe, eles te favoritam como um dos preferidos, ein.

- Design diferenciado: Personalize um layout já pronto na internet. Ou melhor, se você puder, vá atrás de quem sabe fazer e peça ou faça uma troca de favores. Já se foi o tempo em que se pegava layout pronto nos blogs e apenas colava o código no Editar html. Tem várias meninas que sabem fazer super bem e cobram super pouco, ou muitas vezes nem cobram, só pedem algo em troca.

- Escrita correta: Invista sempre no português. Se você nunca foi uma das melhores em português, não se preocupe, tudo pode melhorar, basta você querer. Comece a ler muitos livros, que a partir daí tudo vai começar a andar como você sempre imaginou. Ler é o primeiro passo para uma excelente escrita. Se você não curte ler ficção ou romances, leia sobre o que você gosta, o que te influencia. Se você gosta de moda, veja revistas sobre tal. Aliás, nem precisa gastar dinheiro para você ler. A internet está aqui para isso. Corra atrás e aprenda mais.

- Interaja com seus leitores: A melhor coisa que tem é você ler um post que está falando com você. Mas como assim? Um post que te dê gosto de ler até o final, porque você está conversando com seu leitor. Não é o máximo? E surge uma dúvida atrás de outra e assim mantêm a conversa contínua. Então, não entre com formalidades, porque ninguém gosta disso. Aliás você gostaria de ler um email formal? Acho que não, né. Então fale como se tivesse falando com seu amigo, afinal os leitores são seus amigos.

- Possuir páginas legíveis: Crie páginas como "contato" e "perfil". Costumo dizer que essas páginas são um próximo passo para ter um excelente blog. É uma outra maneira de interagir com seus leitores, além disso eles se sentirão mais perto de você. Tem uma ótima maneira e super fácil de criar formulários de contato, no Jot Form. Usei-o durante muito tempo e é por isso que indico. Super fácil, rápido e prático! Outra coisa super importante é o seu perfil: coloque seu nome, fale o que você gosta, o que você não gosta, o motivo que fez você criar seu blog, como deu o nome ao seu blog, etc. Fale sobre você, mas não descreva tudo em uma única palavra.

E então, você curtiu as dicas de hoje? Já mudou o seu blog hoje? Conta pra gente.

Onde me encontrar: FacebookInstagramFlickrTwitter

leia todos de karine clessia

You May Also Like

8 comentários

  1. Ótimo post!

    Realmente a escrita é fundamental!

    E para um boa escrita, deve-se ler! Quanto mais se lê, mais organizamos nossa mente!

    Com carinho!
    Prof Gi

    ResponderExcluir
  2. Obrigada mais uma vez por sua visita! :)

    ResponderExcluir
  3. I really like your writing style, good information, regards for putting up : D.

    ResponderExcluir
  4. [...] Ou melhor, se sabem, não sabem como um implementar uma boa estrutura para seus posts. Tem outro post também falando de que todo blog deveria ter. Seria legal você ler [...]

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o post!
    Adorei e vou levar tudo isso para o meu blog que é o http://blogdalorraine.wordpress.com estou começando agora e vou falar de tudo que eu gosto nele :))

    Adoro seu blog!!!
    MIL beijos

    ResponderExcluir
  6. Karine Clessia02 setembro, 2013

    Fico muito feliz em saber disso, Lo. Fique a vontade aqui no blog <3 Beijos

    ResponderExcluir