Como estudar para o vestibular?

by - janeiro 14, 2012



Pra quem ainda não fez o vestibular e vai fazer esse ano, deve tá super ansioso pra saber mais ou menos como é. Eu falo disso, porque já fiz e vi que pra passar, tem que estudar mesmo. E, ao mesmo tempo, como lidar com as amizades sem atrapalhar nos estudos?

Conciliar amizade e estudo não é fácil, mas não tem segredo. Você tem que botar na sua cabeça "eu vou estudar" e ir mesmo. Eu mesmo nunca fui de estudar muito, ainda mais quando é uma disciplina chata como biologia, história ou geografia, ai é que tudo avacalha mesmo. (Haha) Eu confesso que gosto muito de cálculo e de português, mas também é só isso.

É claro que me esforço pra ser a melhor no que eu gosto. Até porque é com isso que vou estudar na faculdade, sem contar que é com isso que vou trabalhar. E eu não me imagino fazendo outra coisa. Enfim, mas no vestibular não tem dessas de gostar de uma disciplina ou outra, você tem que saber um pouquinho de cada. E é aí que entra a parte chatinha. Enfim, como organizar seu tempo, para que tudo dê certo?

Pratique diariamente nos exercícios - Se você uma prática de estudar diariamente, você vai tirar isso de letra. Uma pessoa que pratica exercícios, fixa bem mais rápido. Então, ela não terá dificuldades na hora da prova e tudo vai ocorrer bem.

Prestar atenção na aula - Não é só tentar prestar atenção, tem que tentar ser o melhor da turma. Na verdade, às vezes, nem precisa disto. Sei de casos de alunos que eram tão bons quanto os melhores da turma, e ainda passaram no vestibular!

Escolha o melhor horário para estudar - Há quem prefira estudar de tarde, outros preferem estudar a noite. Eu, quando estava estudando, preferi fazer um horário equilibrado, onde estivessem as disciplinas que eu gosto e as que eu também não gosto. Então, você pode seguir os horários do seu colégio atual, ou senão criar um horário melhor pra você.

Não se distraia com assuntos que não tem nada a ver com vestibular - Revistas, jornais, tv a cabo... Isso é uma ótima influência pra levar tudo a perder. Ah, e principalmente a internet! Se você quer mesmo passar, tem que colocar na cabeça e esquecer de tudo isso.

Quanto devo estudar por dia?
No mínimo, uma hora e meia por dia. Mas é aconselhável que faça mais do que isso por dia, se não tiver fazer cursinho ou estiver cursando o terceiro ano ainda.

O que devo estudar primeiro?
Faça uma lista do que é matéria chata e boa para você. Dai, você começa a escrever com a chata para depois investir na boa. E ficará mais ou menos assim: chata - boa- chata - boa...

E então, se depois disso você conseguiu conciliar estudos e amizade, você vai tirar de letra, mas seria bom você esquecer a saída com os amigos e se ligar no vestibular. Você passou no vestibular? Que curso você deseja? Ou que curso você está cursando?

You May Also Like

6 comentários

  1. Uma dica legal também é fazer o simulado que tá tendo na Adaptativa. E sim, eu sei que ainda não tenho idade pra fazer o vestibular e que ainda estou no primeiro ano, mas sou curiosa e me escrevi no simulado kkkkkk
    Aqui o link: http://www.adaptativa.com.br/simuladofolha-enem2013

    ResponderExcluir
  2. Karine Clessia28 agosto, 2013

    Aaah, Ana, mas já é hora de escolher o que deseja. :-) Eu, depois do 3º ano do ensino médio, eu fiquei um ano sem fazer nada. Porque não sabia o que queria :x

    ResponderExcluir
  3. Pois minha família e amigos sempre me chamaram de apressada porque já sabia o que queria a um tempo haha Graças a meu jogo educativo preferido (The Sims \o rsrs), acabei descobrindo minha paixão por arquitetura e decoração *-*

    ResponderExcluir
  4. Karine Clessia28 agosto, 2013

    Minha irmã faz arquitetura, Ana. E eu também sempre me empolguei na área. Só que pra ser sincera: não deixo o blog por nada nesse mundo. <3

    ResponderExcluir
  5. E nem deve, vou até ai e te obrigo a escrever caso pense em desistir do blog u.u kkkkkk

    ResponderExcluir
  6. Karine Clessia29 agosto, 2013

    Hahahaa LINDA!

    ResponderExcluir