Como lidar com mudanças?

by - janeiro 31, 2012



Sempre mudar de escola, amigos, cidade, é difícil pra gente. E sempre tem aquele friozinho na barriga, afinal nós vamos conhecer outras pessoas e lidar com cultura diferente daquela que a gente estava acostumado. Tem gente que não gosta de mudar, porque tem medo do que é novo. E nada melhor do que uma pessoa que viveu mudando pra dar essa dica pra vocês de como se acostumar facilmente e mandar o medo ir embora, né?

Então, desde pequena eu mudo de cidade, já até falei algumas vezes aqui no blog. Enfim, não existe nada melhor que você conhecer pessoas novas. Aquela ansiedade de como vai ser a nova cidade sempre gera. E o medo vem junto também. Mas de tanto eu me mudar (acho que fiz isso umas seis vezes), já me acostumei e eu amo fazer isso, sabe? É uma boa oportunidade pra não se apegar a ninguém. Mas ainda sim, muitos de vocês acham isso ruim.

Como se acostumar com a ideia de que você mudará de cidade?
Como desde pequena isso acontece comigo. Pra mim, foi super fácil superar essa questão da saudade. Mas quando se tem um vínculo em uma cidade em que você nunca saiu, mas passou sua vida toda lá, a história muda. Porque seus amigos sempre foram os mesmos, ou se mudou, mudou muito pouco. O primeiro passo é colocar na sua cabeça que tudo muda, mas a amizade só vai permanecer se ela realmente for verdadeira. Porque você vai conhecer pessoas novas e, a partir daí, você começará a mudar mais os seus pensamentos que, antes, podiam ser negativos.

Quando o meu pai diz "vamos nos mudar". Aí a felicidade chega e fica. Eu fico super ansiosa pra conhecer a nova cultura. Eu fico perguntando direto como é a cidade, como são as pessoas, como é a cultura deles. Quem lê o blog sabe que eu sou de Fortaleza (alguém também é de lá?), mas eu moro atualmente em São Luís (algum leitor daqui? \o). Antes de vir pra cá, eu sempre ficava "roendo as unhas" de nervosismo e vontade de vir logo. Confesso que não gosto de morar em interior, afinal não tem quase nada e você vê todos os dias as mesmas pessoas. Eu acho isso chato.

Sem contar que aqui tem muito mais opção pra sair do que na minha cidade anterior. Aliás, aqui tem praia. Geeeente! Eu amo praia, quem também? Aquele ventinho... Na verdade, não curto calor de jeito algum, então já viu, né? Então, quando foi no meu primeiro dia de aula, eu parecia aquela molequinha envergonhada (quem me conhece sabe a doida que eu sou) e que ficava calada o tempo todo. Eu sou assim no início. Depois piora, viu? A mesma sensação que tive nos meus primeiros dias de aula em todos os colégios foram os mesmos. Então, com você não vai ser diferente.

Mas puxe assunto com o colega ao lado e daí você vai perceber que na sua cidade nova também tem pessoas que vão te ajudar, te compreender, conversar com você, quando você precisar... Isso é tudo questão de tempo que vai se normalizar facilmente. Agora se você ficar fechado porque você deixou a cidade que tanto amava, você não vai se dar bem nunca. Porque ninguém gosta de gente fechada, né? Então, converse e faça novas amizades.

Eu sou só tímida pra puxar assunto, mas depois que começa, eu não paro mais. Eu falo bastante, também já tenho pra quem puxar. E foi nessas que eu fiquei chateada no meu primeiro dia de aula no terceiro ano. Afinal, eu não tinha conversado com ninguém ainda e minha irmã, a lindona né, já tinha feito milhares de "amigos". Mas a vida é assim. Se você também é meio calado como eu (no início, deixo bem claro hahaha), tenta se esforçar pra falar com alguém, porque senão você vai se sentir um pinto no meio do ninho sozinho. Tenta expulsar aquelas borboletas do seu estômago!

PS: Tente aceitar o que é novo.

E então, você já mudou de cidade? Você costuma mudar de cidade? Quantas vezes você já se mudou? Como foi o primeiro dia de aula? Você ficou muito nervoso? Você é tímido? Você gosta de interior?

You May Also Like

1 comentários

  1. Nunca fui de mudar de cidade. Mudei muito de casa, umas quatro vezes, e de bairro também, mas ainda assim tudo nas redondezas! São ótimas dicas de adaptação (: Adorei!
    Beijos :*

    ResponderExcluir