Como administrar seu dinheiro?

by - fevereiro 06, 2012



Nós adoramos uma boa comprinha e acabamos esquecendo do fator principal, que é economizar. Muitas vezes gastamos aquilo que não temos. Ou melhor, se você se encaixa nesse ponto, então vim trazer algumas dicas de como você pode evitar isso e economizar melhor o que você recebe dos seus pais, ou do seu próprio trabalho.

1. Se você trabalha, com certeza, tem que contar com a ajuda em casa e acaba contando com umas despesas extras (água, conta de telefone, luz). Então, é sempre bom dividir uma certa porcentagem do que você ganha para ajudar nas despesas. Divida a porcentagem mais ou menos assim: 70% ajuda em casa, 15% gaste se divertindo, guarde 10% do que você ganha em uma conta poupança e guarde 5% para imprevistos.

2. Se você não trabalha e ganha apenas uma mesada do pai de vocês. Então, fique ligado nas dicas abaixo.

- Primeiro, você tem que colocar na sua cabeça que deve sempre juntar um dinheiro. Por exemplo, se você quer trocar de celular porque o seu já está velho. Se juntar todo mês, é claro que dá certo. Ou se precisar pra outras ocasiões.

- Evite gastar mais do que você ganha. Porque assim, você vai ficar devendo bastante e nunca vai ter dinheiro o bastante pra aproveitar. Além disso, não vai conseguir economizar.

- Tente economizar uma certa porcentagem da sua mesada por mês. Se você precisar comprar algo urgente, ou para outra coisa, você já estará com o dinheiro em suas mãos.

- Coloque suas dívidas em ordem. Se você está devendo alguém, então pague logo tudo de uma vez e evite novamente ter esse amontoado pra pagar.

- Evite comprar coisas supérfluas. Se você acha que aquele objeto que você tanto quer, não vai servir pra muita coisa, então ponha na sua cabeça que não vai servir e esqueça logo a ideia de comprar. Porque senão seu dinheiro vai embora e você nem percebe!

- Antes de comprar um produto que você tanto deseja, pesquise pra saber qual é o melhor preço. Cada loja tem um preço diferente e, às vezes, é maior do que as outras lojas. Então, é bom ficar atento pra esse ponto. Porque você economiza aqui, ali e no fim do mês ainda tem dinheiro pra gastar com outras coisas.

E, você, como administra suas finanças? Você costuma ganhar mesada? Se ainda não, tente conversar com seus pais a respeito do assunto. Talvez isso seja apenas uma questão de conversa. Você consegue controlar seu dinheiro? Você compra coisas supérfluas?

You May Also Like

6 comentários

  1. Adooorei as dicas!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Não ganho mesada! :/ As vezes ganho umas moedinhas e junto,estou economizando para comprar um vestido :3 As diiiicas são ótimas!beijoss

    ResponderExcluir
  3. Eu era assim, sabe. Aliás há pouquíssimo tempo resolvi pedir p papai e ele cedeu! Aeee Tenta conversar com seus pais tb!

    ResponderExcluir
  4. É difícil pra mim que ainda não me banco =/

    ResponderExcluir
  5. É difícil, mas a gente tenta economizar. Eu preciso de um cofrinho em que eu não consiga tirar o dinheiro antes de enchê-lo heuheuehue

    ResponderExcluir
  6. Karine Clessia05 outubro, 2013

    hahahah eu também sempre faço isso! :(

    ResponderExcluir