Curso do dia: Design

by - fevereiro 16, 2012



O QUE É

Design é o processo e o resultado final de um determinado produto. Esse produto pode ser variado, como utensílio doméstico,  máquina, ambiente, peças gráficas, vestimentas, livros, páginas da internet... Enfim, existem uma diversidade de maneiras de você trabalhar com isso. O designer se especializa em um desses produtos, como, por exemplo, eu já pensei em fazer webdesign, que é justamente o layout das páginas da web, como acontece no blogs.

O PERFIL DE UM DESIGNER

- É necessário você saber se comunicar através de diversas formas, como oral, escrita e visual;
- Saber apresentar croquis (rascunhos) de soluções para mostrar a uma encomenda;
- Estar atento às novidades do mundo da cultura, moda, artes;
- Ter criatividade;
- Foco no usuário, problema, na relação custo x benefício, materiais e manufatura, técnica;

TIPOS DE DESIGN

- Design de produto: Pode ser também chamado como projeto de produto ou design industrial. Esse trabalha com produtos tridimensionais para nós, humanos, usufruirem de tal. Exemplos de produtos: caneta, eletrodoméstico, eletroportátil, automóveis, máquinas. É uma maneira de aderir às necessidades do próprio homem ou até mesmo de um animal.
- Design estratégico: É usado nas grandes ou pequenas empresas, com o objetivo, como o próprio nome já diz, de fazer estratégias inovadoras futuras aumentando a qualidade da empresa, assim como a de seus produtos.
- Design de moda: É a arte de usar e abusar das tendências. Portanto, essa é pra você que curte moda nos acessórios e vestimentas. Você pode trabalhar com consultoria (personal stylist), gerenciar compra de coleções de roupas, estilista, fotografia (acompanhar a produção de moda das revistas, catálogos, anúncios), gerenciamento (desenvolver produtos e supervisionar a compra de materiais), produção (fazer desfiles).
- Design de ambientes: É responsável em transformar ambientes em lugares bem detalhados, assim como o gosto do cliente. Independente de serem internos, como supermercados, hoteis, ou externos, como parques. Você pode fazer desenhos de móveis (criar peças conforme a necessidade do cliente), decoração e paisagismo, gerenciamento (acompanhar a compra dos acessórios), projeto (organizar o ambiente de acordo com as necessidades do cliente).
- Design de comunicação: É o tipo de design que envolve a comunicação entre vários setores. São exemplos de design de comunição: vídeo, música, design gráfico, webdesign, editorial, publicidade, redação. Portanto, você pode fazer várias coisas, como editoração eletrônica, programação gráfica para tv, webdesign, entre outras coisas.

E, então, que tipo de design você quer fazer? Que curso você prefere? Você já escolheu seu curso? Você gosta de decoração de ambientes? Você prefere moda? Você já tinha ouvido falar de design estratégico?

PS: Vai ter um post detalhando cada tipo de design aqui no Nós na Gravata. Então, qual o primeiro que você deseja ler?

Design estratégico

You May Also Like

5 comentários

  1. Meu sonho fazer um curso de Webdesign, serio. Hoje mesmo eu acordei cedo e fiquei vendo umas vídeo aulas sobre isso, de como começar um site do zero e tal. Baixei um programa super massa e to começando a aprender a mexer nele. O que eu sei são coisas básicas e aleatórias que aprendi com o html do blogger e do tumblr, mas um dia ainda paro pra fazer um curso de verdade.

    http://uteis-e-futeis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. HAHA, foi a minha sugestão no outro post (: Eu gostaria de ver primeiro desing de comunicação, que eu acho que é a area que vou escolher, ou design de ambientes, que eu também adoro. Beijos Ka.

    ResponderExcluir
  3. Eu queria arquitetura, era mais ou menos design de ambientes. Qualquer parte de design é muito encantador, né? :D Obrigada pela visita, linda. :P

    ResponderExcluir
  4. Awn, sério? Eu acho muuito lindo quem tem essa vontade. Porque usa bastante a criatividade :P Pois quando você tiver terminado o curso e estiver sabendo fazer layouts, tem o meu total apoio, viu? :D Bjos, Isa.

    ResponderExcluir
  5. Eu quero mesmo é ser Web Design, só que é um design de web, sites e blogs :D
    Beijos;*
    Visita?
    http://girlonlline.blogspot.com

    ResponderExcluir