Como enfrentar a timidez?

by - abril 12, 2012



Timidez não é fácil pra ninguém, ainda mais quem é ao extremo. Confesso que quando eu era bem mais nova, eu tinha medo de tudo. Medo que as pessoas, ao meu redor, me criticassem, eu tinha medo de falar e de ter dito alguma coisa errada, eu tinha medo de mostrar quem eu realmente era. Eu tinha até medo de mostrar o que eu gostava de ouvir...

Lidar com a timidez não é fácil. O tímido nunca espera ser criticado. Assim como não é fácil lidar com a sociedade que acha o tímido um tanto quanto idiota, que não possui sua própria opinião. Pra vocês terem ideia, já fui tratada como nada, como se as pessoas mandassem em mim. A Karine que existia dentro de mim queria gritar de raiva, mas a timidez não permitia.

Não foi fácil pra mim. Eu era boazinha demais e deixava as pessoas me tratarem mal. Mas não é só isso. Acredito que a timidez traz uma lista de coisas ruins, não é? Passamos por momentos que nossos pais não imaginam que passamos. Enfim, o importante é que consegui vencer a timidez. Resultado: quando saio de casa, eu me arrumo por completo, não tenho medo de falar o que penso. Não tenho medo de nada. E ninguém, hoje, é capaz de pisar em cima de mim.

Então, se você tem esse mesmo problema, ou já teve, sabe o que eu estou falando. É pra isso que resolvi dar algumas dicas pra quem permanece nessa da timidez. E fiquem atentas pra vocês não cairem nas mesmas situações, pelas quais eu passei. Olhem as dicas!



VOCÊ E A TIMIDEZ

Como eu disse, a timidez vem do medo. Você tem medo de que as pessoas critiquem o que você diz e o que você sente. Ou ainda, tem medo de ser ignorado ou humilhado. E a insegurança talvez ande lado a lado com você. Infelizmente, a timidez nos deixa de lado diante da sociedade, porque acabamos reprimindo a nossa opinião.

Os motivos da sua timidez, podem ser: excessos de auto-consciência, auto-avaliação negativa (você se vê negativamente) e auto-preocupação (você fica de olho no que as pessoas pensam de você). O primeiro passo é saber lidar com essas situações. Tente ocupar sua mente com outras coisas, esqueça o que as pessoas pensam sobre você. Por favor, ame-se! A sua auto-estima tem que ser alta, portanto, se ame, para que possa começar a enfrentar essa sua timidez.

DICAS PARA ENFRENTAR A SUA TIMIDEZ

As dicas são básicas, mas a atitude tem que partir de você. Faça esses exercícios diariamente e assim você conseguirá. Então, as dicas são: seja otimista, diga "não" quando for necessário, seja simpática com as pessoas, seja clara com suas palavras, acredite em você (tenha autoconfiança), aceite as críticas (ninguém é perfeito, pense nisso), mostre que você sabe (não tenha medo de falar em público), converse com as pessoas (qualquer bobagem que seja).

O que eu fiz para enfrentar a minha timidez: é normal eu mudar de colégio/faculdade, portanto, nos primeiros dias eu fico observando as atitudes das pessoas. Se eles falarem a respeito de um assunto que eu domino, eu comento mesmo. Eu falo o que sei e dou a minha opinião. É ótimo trocar informações, falar de algo engraçado. Tenho certeza de que você não vai se arrepender, se você falar!



COMO LIDAR COM A REJEIÇÃO

O maior medo é a rejeição, certo? Então, não fique se perguntando porque aconteceu tal rejeição, porque eles disseram isso ou aquilo a respeito de você. Se você fizer isso, você ficará ainda mais envergonhado! Não fique colocando culpa em você e tente não ser perfeccionista demais, isso não é bom nem pra você, nem pra ninguém!

Faça exercícios com a sua câmera! Recentemente eu percebi uma coisa que mudou drasticamente em mim, depois que passei a fazer vídeos, os que eu não coloquei ainda não blog, tornou-se uma prática muito grande e eu não gaguejo mais em público. E para minha felicidade, eu descobri isso. Ou seja, vou tentar fazer vídeos toda semana, mesmo que os não publique, só para eu falar em público mais facilmente, sem ter nenhuma vergonha. Tente também! Quem sabe, isso melhora em você também.

Se esforce para evitar situações desconfortáveis: uma vez ou outra sempre tem uma pessoa na sala que é brincalhão demais e acaba fazendo uma brincadeira com você. Não se sinta desconfortável, caia na brincadeira também. Enfrente a situação! As pessoas gostam de pessoas bem humoradas, então aproveite o dia para começar já a enfrentar situações como essas.

Foque-se nas pessoas e não em você: Preste atenção ao que as pessoas estão falando e esqueça você. As pessoas possuem tantos assuntos legais e que, com certeza, você vai se identificar com um deles. Portanto, sempre tem alguém na sala que vai gostar de conhecer você. Então, não tenha medo de falar com elas e sobre assuntos tão importantes que você gostaria de saber ou ouvir.

Como eu lidei com a rejeição: eu comecei a me perguntar o por quê eu me importava tanto com o que as pessoas pensavam. E foi aí que encontrei a resolução para os meus problemas. Eu me foquei em assuntos que hoje eu domino bastante e comecei a não me importar com as pessoas pessimistas e que só gostam de criticar. Ou melhor ainda, mantive distância desse tipo de pessoa. Aliás, não gosto de pessoas que passam a vida criticando, ao invés de agradecer e ser feliz.

A dica de hoje é: seja feliz, esqueça essas pessoas bobas que só ficam criticando. No mundo, existem várias dessas, então faça o favor de andar londe delas. Porque ninguém merece acordar cedo, ir para a aula e encontrar com pessoas que só sabem criticar e reclamar! Lembre-se que todo mundo já foi criticado algum dia por alguém. Você não é o único no mundo.

Você já enfrentou a timidez? O que você fez para conseguir? O que você costuma fazer diariamente? Do que você tem mais medo? Você sofreu algum tipo de ataque por conta da sua timidez? Conte a sua história, desabafe!

You May Also Like

3 comentários

  1. Tudo o que eu mais sou é tímida, rsrs...

    ResponderExcluir
  2. timidez era um problema enorme paa mim antes, mas um dia ela simplesmente desapareceu posso me considerar com sorte ♥ mas algumas vezes ainda fico nervosa haha

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post,me inspirou bastante *-*

    ResponderExcluir