Curso do dia: Design de moda

by - abril 01, 2012



A moda já se tornou uma das mais aliadas das mulheres. Afinal, andar conforme a música, como dizem, e saber o que é considerado certo ou errado para a sociedade feminina já se tornou mania nossa, né? Observar cada detalhe e pensar que peças deveríamos mixar. Essa é a melhor parte, porque nos apaixonamos cada vez mais por esse mundo. A pergunta é: o que uma designer de moda faz/atua?

O designer dessa área estuda muito mais que o estilismo, ou seja, a área é para um profissional que possui um perfil capaz de ter fácil percepção, até porque o mundo da moda vive em constante mudanças. Saber diferenciar qual o público que aquele produto exige.

Um exemplo: ontem eu tava dando uma olhada nos colares, aneis e brincos da loja Renner e percebi algo diferente em mim: consigo gostar de estilo mais menininha e o mais mulher. Mas a diferença é que nem todo mundo é assim. Então, estudar o produto e para quem ele seja vendido, é muito importante.

No curso você estudará história, sociologia, marketing, empreendedorismo. Então, o designer de moda deve ficar super antenado: fazer pesquisas, explorar novos temas. Outra dúvida que tenho que tirar é que as pessoas pensam que designer de moda é ser apenas estilista, o que não é verdade.

O que um(a) designer pode fazer:

- Trabalhar como personal stylist, ou seja, ajudar clientes a combinar roupas, cores e estilos, fazendo com que ele entre de vez no mundo da moda, sem erros;
- Acompanhar a produção de fotos de coleções para revistas;
- Fazer desfiles, catálogos, editoriais, organizar campanhas publicitárias;
- Criar roupas, acessórios, ou desenhar estampas, elaborar novos tecidos;
- Entre outras atuações.

PS: Eu indico que você leia o Guia do Estudante.

Quais as habilidades necessárias para que seja um designer de sucesso?

- Ter a capacidade de liderar equipes;
- Saber ser criativo nas suas criações;
- Ser pesquisador e procurar o máximo de informações possíveis, aprendendo a se adequar facilmente a esse mundo;
- Entender a história da arte;
- Atuar em diversas áreas.

O curso tem em média quatro anos, mas essa duração pode variar, dependendo do local onde você estuda e a sua carga horária. E quanto ao mercado de trabalho, vai uma dica minha: se você faz aquilo que você gosta, tudo pode dar certo. Portanto, insista, persista sempre, mas não desista nunca.

Se você vai atuar por conta própria sem depender de empresas, as coisas no início são complicadas. Afinal, ninguém começa um negócio já bombando, né? Então, se você realmente deseja designer de moda e sabe que tem talento, pois invista na sua carreira, mesmo que o retorno demore a vir. Afinal, você vai fazer aquilo que você escolheu. E a ideia é: se você escolheu, é porque você gosta né?

Que curso você deseja ver aqui no NNG? Você ainda tem dúvida do que você quer pra sua vida? Você já está na faculdade? Que curso você está cursando? O que você deseja? Quais os seus planos profissionalmente?

You May Also Like

11 comentários

  1. Ainda não estou no ensino médio mas já decidi q

    ResponderExcluir
  2. Saiu errado o último comentário q- Mas já decidi que vou cursar design de moda porque é uma paixão minha desde criança. Sempre me imagino fazendo algo do tipo e com certeza vou fazer algo do tipo, além de design de moda. O post me ajudou bastante, rs.
    Beijos,
    Ana Luiza
    http://coisasafiins.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. De fato esse foi o melhor post sobre a área de Design de Moda que li, no qual explica tudo, faço a faculdade de Design de Moda e é o que eu realmente estudei e estou estudando. Porém o design pode sim ser estilista, mas no caso ele estuda mesmo para outras áreas além de ser estilista que por sinal, são poucos que gostam de ser chamado assim. Parabéns pelo post!
    http://meusdezoitoanos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá querida... tudo bom? Eu quero cursar direito, e achei seu post super informativo. Você deixou um recado lá no blog a respeito da minha participação em uma tag sua. Poderia me explicar melhor como vai funcionar? Ah , e é claro que aceito, seria uma honra! Beijos , www.spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho vontade de fazer moda. Gostei do post e da tag!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, sempre quis fazer esse curso pena que na minha cidade não tem =(

    ResponderExcluir
  7. Adorei o seu post, existem muitas dúvidas ainda em relação a diversas profissões.
    Eu fiz adm, e estou especializando em Marketing / Fashion Marketing. Trabalho com comunicação, eventos e publicidade. Adoro! Muito mesmo, mas ainda tenho objetivos maiores a serem alcançados!
    Beijos,
    adorei seu blog

    http://dropsparadise.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Amei demais. Até mesmo porque eu faço Design de moda e sou super apaixonada, rs.
    Karine, sobre seu pedido pra eu responder uma pergunta para sua nova tag, eu gostaria de participar só que o link que você me enviou dá inválido. Beijos
    http://primeirapessoa-dosingular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi muito interessante o post eu faço faculdade de moda, bem o meu com é faculdade é bem diferente do Curso de Design de moda, e é muito bom eu to amando.

    ResponderExcluir
  10. Ei, Carol, também faço administração! To gostando bastante. E meu sonho é fazer design de moda. Ou seja, provavelmente eu faça mesmo. Todo mundo diz que é muito bom.

    ResponderExcluir