Como melhorar a sua auto-estima?

by - agosto 06, 2012



Em nossa vida podem existir aqueles momentos bons, que nos sentimos completamente felizes. Mas se por um lado tem algo que nos deixa assim, por outro, tem algo que nos entristece e nos deixa pra baixo. Pra algumas pessoas (ou a maioria delas) isso pode parecer bobagem.

Afinal, o motivo que te deixa triste pode significar muito pra você e, ao mesmo tempo, não significar nada pra maioria dessas pessoas. Mas o que não vale aqui é se sentir péssimo de alguma coisa, certo?

Então, pra evitar que isso aconteça com você, eu resolvi fazer uma lista das coisas que conseguem levantar a minha auto-estima e, com certeza, vai servir bastante pra que você se sinta melhor!

QUAL O MOTIVO?

Você já se perguntou o que levou você a se sentir assim? Nós temos o nosso próprio valor e você deve reconhecer isso em você. Se você deseja muito algo e não está conseguindo, com certeza se sentirá assim, como eu já me senti. E sabe o que eu fiz? Procurei ler sobre as pessoas que tentaram fazer a mesma coisa e conseguiram.

Como eu costumo ser bastante persistente naquilo que eu quero, eu acabo sendo impaciente quando as coisas demoram a vir e eu acabo ficando com a auto-estima baixa por achar que as coisas não vão dar certo comigo. Eu aprendi que, antes de tudo, as pessoas lutaram por aquilo que queriam. A dor é grande ver que alguém conseguiu e a gente não, né? Mas todo consegue, se for atrás!

Hmm... alguém te deu um fora? Outra coisa que já me doeu bastante foi o fora de alguém. Se sentir rejeitado ninguém quer, não é mesmo? Mas eu aprendi que pra tudo nessa vida se deve ter um lado positivo! Em primeiro lugar, nunca pense os motivos dele(a) ter te dado um fora, e sim que tem outras pessoas (muito mais interessantes) esperando por você.

Independente disso você tem que aprender a saber lidar consigo mesmo. Olhe no espelho e diga que você é capaz de qualquer coisa que seja. Anote no papel os seus desejos e faça de um por um, aos poucos. E você conseguirá, mesmo que isso demore algum tempo!



CONTROLE SEUS SENTIMENTOS

Esse é um dos fatores mais importantes na vida! Se as pessoas controlassem seus sentimentos nos momentos de raiva, com certeza, não falariam bobagens e nem perderiam amizades ou relacionamentos que poderiam ter durado bem mais. Se você está com raiva de alguém, desconte em uma folha de papel (escrevendo) e/ou desabafe pra alguém!

Parece bobagem, mas a partir do momento que você controla os sentimentos ruins que tem dentro de você, você deixa de perder muita coisa, inclusive pessoas. E você irá agradecer a você mesmo no futuro por ter evitado algum constrangimento/briga ou qualquer que seja. Tenha equilíbrio sobre as suas emoções e você perceberá que isso fará uma grande diferença!

DICAS PRA VOCÊ SE SENTIR BEM!


- Seja otimista: Ok, sem mais! Se você diz que quer algo e vai conseguir, confia na sua palavra e no seu desejo, que as coisas irão se realizar com o tempo. Se vai demorar? Talvez sim ou talvez não, mas saiba que as melhores coisas que possuímos são aquelas que conquistamos com muito amor e dedicação. Nunca desista dos seus sonhos!

- Por favor, esqueça as opiniões ruins: O que é mais importante pra você: a opinião das pessoas ou a sua? Então, corra atrás, mesmo que alguém diga não. Se você tem planos, só você sabe e mais ninguém. Portanto, esqueça os "nãos", as dicas de quem não tá nem aí para o que você se sente. Esqueça já os pessimistas!

- Não se compare a ninguém: Ok, eles conseguiram e você não? Ao invés de ficar se comparando com as outras pessoas, você deve se inspirar neles. Tente ficar longe das notícias dos que conseguiram. Siga a sua vida, enfrente os medos, as inseguranças e lute pelo que você quer.

- Aprenda com os erros: Os erros existem pra que a gente possa aprender com eles. Se você caiu, se limpe e vista uma nova pessoa. A dor de cair é inevitável, mas lembre-se: aprender é muito importante.

- As suas conquistas: É certo que cobramos demais da gente! Mas será que você parou pra pensar o que você já conquistou até hoje? Nada na vida vem em vão, saiba valorizar o que de fato você já conseguiu. Portanto, não chore pelo que ainda não deu certo e lute pra conquistar mais algo em sua vida!

- Faça coisas que tem fazem bem diariamente: Muitas vezes nos sentimos tristes sem ter motivo algum. Ou melhor dizendo, o tédio (ou o sedentarismo) acaba causando tudo isso. Então procure fazer aquilo que você gosta, mas fora das redes sociais, como facebook, twitter e ler blogs (só não deixa o Nós na Gravata hahah).

Descanse um pouco daqui e procure por academias, aulas de danças, praticar esportes ou algo que você goste de fazer. Faça essa pergunta pra você mesmo: o que te faz feliz? E procure fazer algo diferente a cada dia. Isso elevará bastante a sua auto-estima, você pode ter certeza!

- Esqueça seus defeitos e alimente as suas qualidades: Esteja feliz consigo mesmo. Não há nada melhor que viver feliz com seu próprio, corpo e mente, né? Então pare de ficar dizendo negativamente que você é isso ou aquilo. Esqueça o que os outros pensam a respeito de você e viva a sua vida!

PS: Se mesmo com essas dicas você se sentir mal, procure um especialista e marque uma consulta com um psicólogo! Espero ajudar quem estiver se sentindo mal!

You May Also Like

1 comentários

  1. Adoreeei! =D
    Vc nunca mais fez make.. qnd irá fzr de novo?
    Beijos.

    ResponderExcluir