Que profissão devo escolher?

by - outubro 20, 2012



Chegando no fim do ensino médio e eu ainda não sei o que fazer. Que curso escolher. Gosto de tantas coisas e, ao mesmo tempo, detesto matemática, física e química. Ok, são muitos caminhos, muitos cursos e coisas diferentes. Hoje eu estive conversando com uma amiga e percebi (em outras conversas também) o quanto é difícil fazer uma escolha. Já estamos na faculdade, mas ela diz estar insatisfeita com o curso. Motivo? Talvez ela tenha feito a escolha errada.

Antes de qualquer coisa, eu te pergunto: do que você realmente gosta? Sim, muitas vezes temos um leque de opções que nos permite escolher, mas, ao mesmo tempo, nesse leque que a gente possui, não tem aquilo que a gente realmente gostaria. Não entendeu? Moro em um lugar onde os cursos mais valorizados são medicina, arquitetura, engenharia civil, odontologia e por aí vai. Mas sempre me senti diferente diante disso tudo.

E talvez você se encaixe perfeitamente nisso aí. Eu sempre gostei de tudo que envolva arte, é tanto que o meu hobby é escrever. Mas, por mim, eu desenharia, pintaria, faria teatro, dança e, de quebra, ainda faria aulas de canto. Por aqui tudo isso seria muito diferente, afinal as pessoas costumam ir atrás do que os outros vão e acabam deixando de lado a sua essência e seus sonhos.

Então, se você acha que nenhum desses cursos que você costuma ver por aí, procure pela internet sobre coisas que você gosta de verdade. Se quer teatro, mude de cidade e vá para uma onde o teatro seja valorizado. No interior em que eu morava, uma menina fez isso e hoje ela moro no Rio, se eu não me engano. Com certeza ela se sente bem com tudo isso, porque ela faz o que ela gosta.

Atualmente eu curso administração (estou amando o curso), aprendendo coisas incríveis e que me fazem ainda mais ter certeza de que fiz a escolha certa. Apesar de que ainda quero fazer outros cursos, como jornalismo e os mais "básicos" como auto-maquiagem, inglês, etc. Enfim, vai algumas dicas que eu acho importantes!



Como eu fiz a minha escolha? Se conheça!

Faça uma lista de coisas que você acha interessante e risque aquelas que não tem nada a ver com você. Daí ficou bem mais fácil, porque na minha lista só ficaram algumas alternativas como arquitetura, design, publicidade e propaganda, jornalismo e administração.

Diante do que a maioria das pessoas pensam, não considero administração como um curso básico. Se fosse assim, os outros também seriam.

Enfim, optei algo que tinha mais a ver com os meus objetivos e não com o meu hoje. Não sei se estou certa, mas independente do que venha a acontecer, acredito que tenha feito a escolha certa.

Procure entender melhor cada opção

Sempre procurei entender melhor o que cada curso vai de trazer de bom pra mim, quais os aspectos negativos e os positivos, assim como os assuntos que vou ter que ler/aprender. Procure alguém mais próximo que você se identifique bastante. Se você já tem algumas opções, então fica bem mais fácil. Basta conversar com quem já entenda um pouco do assunto.

Se não tiver ninguém próximo, leia alguns artigos na internet que podem fazer com que te ajude. Eu lembro que no ano passado eu estava bastante aflita, já que eu tinha perdido um ano, porque sai do ensino médio no fim de 2010, mas como não sabia o curso ainda, fiquei mais um ano estudando pro ENEM. Ou seja: fiquei 2011 estudando no cursinho mesmo.

Testes vocacionais

Uma ótica dica pra quem tem dúvida são os testes que estão disponíveis gratuitamente na internet. Um deles é o que o site da Abril faz. Ajuda bastante pra quem tem dúvida e pode fazer até você tirar essa dúvida logo de uma vez.

Minha opinião

Sei o quanto é difícil fazer escolhas na vida, afinal quando a gente escolhe algo, alguma coisa tem que ficar pra trás. Não importa se seja um curso ou qualquer outra coisa. É por isso que antes de escolher algo, temos que necessariamente pensar bastante. Pensar quantas vezes for necessário. Perguntar para as pessoas a opinião também é importante. Só que você não deve esquecer o que tem dentro de você. Os seus anseios, desejos, sonhos que só você constrói.

Até hoje nunca ninguém soube de verdade o que eu realmente pretendo com o curso. E não tenho vontade de contar pra ninguém, pelo menos agora. Aliás, eu minto, desculpa, tenho vontade de gritar pro mundo todo, mas eu acho que guardar pra mim é a melhor forma de conseguir algo. Acredito que as pessoas que conseguem algo na vida são aquelas que fazem em silêncio e não falam.

Lembre-se: o trabalho de escolha pode ser complicado, mas se fizer a escolha certa, tenho certeza que a felicidade virá depois.

E aí, quais escolhas mais difíceis você já fez na vida? Que curso você faz (ou pretende fazer)? Com que você mais se identifica? Quem te ajudou na sua escolha?

Onde me encontrar: Canal no Youtube (dicas pra blogs) | Bloglovin | Perfil no facebook | Página no facebook | Twitter | Grupo do blog | Google +

leia todos os posts da karine clessia

You May Also Like

0 comentários