Como conquistar a autoconfiança?

by - novembro 11, 2012



A insegurança (ou falta de confiança) é carregada dentro de si. E surge no decorrer do tempo ou até mesmo na infância. Muitas vezes, enquanto somos crianças, os pais decidem por nós ao escolher as roupas que usaremos em determinadas situações. A partir de situações pequenas como essas, nossos pais acabam sempre decidindo pela gente, o que torna ainda mais difícil nosso poder de escolhe e, portanto, não desenvolveremos tanto a capacidade de autoconfiança.

A autoconfiança é resultado da auto-estima. Esta que é uma avaliação que já comentei aqui no bl0g. Difícil de ser superada? Talvez, mas não impossível. A autoconfiança é ter certeza sobre a sua capacidade, objetivos e valores. Ela NUNCA será herdada, é algo que está dentro de si. Então, conseguir melhorar a auto-estima e ter autoconfiança são consequências de quem exige conseguir isso de si mesmo.

Como vencer a insegurança? Bom, o primeiro passo é simplesmente esquecer pensamentos negativos. Aliás, qualquer pensamento negativo acaba com a auto-estima da pessoa. Então, já tá mais do que na hora de deixar esses pensamentos de lado e confiar em si. Outros fatores também atrapalham bastante como a cobrança (interna e externa), o perfeccionismo, o medo, a dúvida, a crítica.

Ao pensar negativamente, cria uma certa tensão e isso faz com que, mesmo que você não perceba, torne as coisas difíceis. Quando, na verdade, muitas vezes, elas são fáceis de serem resolvidas. Esse fator acaba aumentando a probabilidade do fracasso (já que você pensa tanto negativamente) e assim tornando a pessoa depressiva.

A melhor forma de administrar a falta de confiança em si mesmo é através do diálogo interno. Conversar consigo mesmo. Saber quais suas falhas e entender o que leva a falta de confiança e outros sentimentos. A gente, muitas vezes, tenta conversar com alguém e expressar nossos sentimentos (ruins ou bons) e é provável que muitos não entendam. É por isso que há uma grande importância em tentar se entender. Porque esse tipo de problema nós temos que encontrar a solução dentro de nós.

Risque os "talvez" da sua lista, mente e de qualquer outro lugar. Em vez do "talvez" ponha "eu posso", "eu consigo", "eu vou". O pensamento otimista pode não resolver tudo, mas, com certeza, ele irá melhorar 70% e facilitará no processo de autoconfiança. Sem contar, que vai ajudar muito na auto-estima e em outros fatores.

You May Also Like

1 comentários