Jogos Vorazes: a trilogia

by - novembro 07, 2012



Jogos Vorazes é uma das trilogias de maiores sucesso no momento. A trilogia de Suzanna Collins invadiu o mundo com o seu futuro pós-apocalíptico e conquistou uma legião de fãs, autointitulados tributos. Esta semana quando fazia as minhas visitas rotineiras por aqui, vi o post em que várias blogueiras indicavam livros e entre eles estava a trilogia Jogos Vorazes.

E como aqui vos fala um tributo, e o post não explicou como era a história da trilogia, resolvi apresentá-la para vocês. Espero que vocês mergulhem nesta obra e que a sorte esteja a seu favor.

Jogos Vorazes - Vol I

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte!

Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

Em Chamas - Vol II

Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado.

A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

A Esperança - Vol III

Depois de sobreviver duas vezes à crueldade de uma arena projetada para destruí-la, Katniss acreditava que não precisaria mais de lutar. Mas as regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução.

A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo.

O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?

Acompanhe Katniss até o fim do thriller, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

A trilogia é surpreendente do começo ao fim e apresenta uma leitura fácil. Além disso, os personagens são muito bem desenvolvidos e fará vocês se apaixonar por eles, principalmente pelo Peeta Mellank. Para aqueles que amam um romance sem clichê algum, podem correr agora para a livraria mais perto de você e comprar o seu box da série.

Para quem ainda tem dúvidas sobre a trilogia, vale a pena assistir a adaptação para o cinema. Porém não se esqueçam que as adaptações sempre descartam alguns detalhes importantes na história, então sempre é bom ler os livros também.

Agora me conte: vocês já leram a trilogia? O que acharam da dela? Gostaram da indicação? Comentem!

You May Also Like

0 comentários