Livro: Jardim de Agnes

by - dezembro 20, 2012

ks

"Ibidem é das máscaras, esquecida no meio do deserto, com leis impostas por censores, marionetes de um homem poderoso, que sonha em controlar completamente a cidade.

Definida como a subversiva, a luxuriosa, a artista, a maluca oficial de Ibidem, Agnes é das tempestades, principalmente ao defender a cidade fundada pelo seu avô da ganância e despropósito de seu pai, Fernando, este dedicado a enlouquecê-la para ficar com toda a fortuna da família. É justamente a batalha travada entre pai e filha, entre o algoz e a sua vítima, que modifica a dinâmica da cidade. A biografia de Agnes se mistura à de Ibidem.

Hugo, Beto e Junior chegam à Ibidem para fugir do circo que a mídia e a intolerância lhes impuseram, após serem julgados e inocentados por homicídio. Na busca pelo lar que deixaram para trás, descobrem esse lugar que os desafia a repensar os próprios valores. Ao conhecerem Agnes, permitem que ela se embrenhe em suas vidas, mudando o conceito que tinham de lar e de amizade.

O encantamento de Hugo por Agnes é o que conduz a história. Como narrador, ele descortina não apenas a ligação entre essa inquietante mulher e a sua cidade de origem, mas também embarca em uma jornada de emoções desencontradas e surpreendentes descobertas." (Sinopse do livro)

O livro é narrado por Hugo, o qual sente um encatamento por Agnes. O livro segue com reflexões sobre o modo de vida de Ibidem, sobre os conceitos que levamos e  a tentativa de entender Agnes. Em muitas vezes eu parei para pensar o que levava Agnes a viver daquela maneira, testando os seus próprios limites.

Jardim de Agnes de Carla Dias, me supreendeu em cada passagem e apresentou um fim inesperado. Agnes nos ensina um pouco em cada frase sua, em cada momento sentada na varanda do prédio. Eu acredito que cada um tem um pouco de Agnes dentro de si ou deseja ser libertária como ela. Este é um livro para ler de uma só vez, como diz no prefácio, e refletir sobre a nossa vida.

Vocês já leram "Jardim de Agnes"? Gostaram da indicação? Comentem!

post-feito-karine-monteiro

You May Also Like

0 comentários