Blogueiros, acabem com suas dúvidas!

by - março 13, 2013

máquina de escrever - tirar dúvidas de blogueiros

Já faz um bom tempo que venho pensando em como posso fazer pra mudar o blog. E percebi, acho que depois de 9 meses por aí, que tem muita gente com dúvidas com relação ao mundo blogueiro. E sei que não é fácil no início. É tanto que muita gente desiste antes de mesmo de dar o primeiro passo. Triste? Sim. Mas sei que uma ajuda sempre cai bem nessas horas. É por isso que veio uma luz nesse exato momento: a de responder as suas dúvidas.

E como eu gosto sempre de dar dicas por aqui, aproveitei pra poder abrir uma tag que pudesse responder as perguntas de vocês. Quem quiser fazer qualquer pergunta, basta deixar nos comentários que eu responderei no próximo post sobre o assunto! Ah, e só lembrando: costumo analisar blogs aqui no NNG (leia aqui a última análise).

Como ser diferente?

Tá todo mundo cansado de ler por aqui sobre "ser diferente", mas o que é isso, Karine? A verdade é que as pessoas procuram por conteúdo. Sim, mas isso todo mundo já sabe. O que você pode fazer pra tornar seu blog um alvo para as pessoas? Faça essa pergunta a você mesmo. Percebi que as coisas podem ser mais simples de como imaginei que fosse.

As pessoas só precisam se sentir ajudadas, sabe? A maioria das coisas está em nossa frente e, claro, não conseguimos enxergar. Por que sempre queremos seguidores ou pessoas que curtam nossa fanpage, se não conseguimos fazer algo para alguém? É o mesmo que você exigir tirar nota 10 no trabalho sem estudar. É como se você quisesse adivinhar o que as pessoas querem quando, na verdade, você não se dá o trabalho de tentar ajudá-las.

Não é crescer do dia pra noite, até porque acho que isso é raro. Muito raro. Mas não vamos pensar assim. Já falei algumas vezes aqui no blog e repito: melhor conseguir com dificuldade (mesmo que aos poucos) do que com facilidade. Tenho certeza que você vai dar muito mais valor aquilo que foi difícil de ser conquistado, do que aquilo que chegou em sua vida facilmente.

Como fazer um Mídia Kit?

Então, acho que a melhor maneira de aprender a fazer algo é seguindo um exemplo. Por isso que quando eu criei o mídia kit do NNG, eu pesquisei por mídias kits que estão disponibilizados na internet mesmo (porque tem uns modelos em PDF, inclusive o do blog é assim), como o do Ferramentas Blog, Ponto Marketing, Tecnoblog, Capricho.

O que é importante no Mídia Kit? Fale um pouco de como e quando surgiu seu blog, procure saber quem visita (sexo, idade, região, se faz compras pela internet, como sabe das novidades do seu blog, qual a plataforma que usa, etc).  Interessante também colocar dados de visitas no seu mídia, até pra seu futuro anunciante saber quantas visitas diárias/mensais você recebe.

Como se cadastrar no Adsense?

Bom, já faz um tempo que uso os anúncios do adsense (clica aqui pra se inscrever) aqui. E lembro que, no início, eu estava cruzando os dedos para que pudesse ser aceita. Mas acredito muito que se você tem um blog com conteúdo próprio, é aceito. Mas vou ser sincera: não é fácil ganhar com adsense. Claro que se seu blog tem muitas (muitas mesmo) visualizações, logo irá receber.

Como divulgar sem ser chato?

Existem inúmeras maneiras de você conseguir isso: participe de projetos (como este), blogagens coletivas (promova uma no seu blog), memes (como este), faça com que haja troca simultânea entre os blogs (alguém indica você e você indica alguém), isso se chama "pings". Ah, você pode enviar o link dos seus posts para esses grupos lá no facebook: Eu amo meu blog, União entre blogueiras, Divulga o teu blog, Divulblogs, Divulgue seu blog, Blogueiras.

E aí, o que você costuma fazer pra divulgar seu blog? Como fez seu mídia kit? Curtiu a dica?  Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!

post-feito-pela-karine-clessia

You May Also Like

3 comentários

  1. Muito legal o post, ajudou bastante! Obrigada por dedicar teu tempo ajudando as blogueiras novatas ;)

    http://cafecomaraposa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A algum tempo descobri seus blog, e me viciei, vejo ele todos os dias e amei sua iniciativa de nos ajudar!!

    ResponderExcluir
  3. A algum tempo descobri seus blog, e me viciei, vejo ele todos os dias e amei sua iniciativa de nos ajudar!!

    http://anaraquelfs.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir