Capítulo 3: O nome do seu manual será...

by - abril 29, 2013

livro da capa azul

Capítulo Um: Um blog cheio de gravatas invertidas

Capítulo Dois: Escrever por amor

Depois disso, fica mais fácil ir para o terceiro passo: a escolha do nome. Vejo que tem muitos blogs sem originalidade. É difícil escolher um nome sem que seja alterado ao longo do tempo. Desde quando criei o blog, ele sempre teve esse mesmo nome, por incrível que pareça. Bom, vasculhei vários blogs antes de criar o meu. E ele veio de algo sem sentido: uma palavra que tinha a ver com limão. Claro, pra você isso não faria sentido algum. E sabe o porquê de eu ter escolhido "nós na gravata"? Nem eu.

Mas, com o tempo, fui percebendo que a vida só consegue ter sentido quando damos um sentido a ela. E foi aí que eu vi que o nome nasceu de dentro de mim: nós na gravata pode ser interpretada da forma como você quiser, mas o sentindo concreto dela é que por mais que eu tente explicar os motivos de ser quem eu sou, nunca será o bastante; as pessoas só irão imaginar aquilo que elas gostariam que eu fosse. Não entendeu? Pois é, sou meio enrolada mesmo. Nem eu me entendo e é por isso que até hoje não sei explicar os motivos que deram origem ao blog. (Aí você descobre que a dona do blog é doida também).

Pra ser mais simples: escolhi um nome que pudesse me decifrar. Sou indecisa, incoerente (às vezes não sei dizer aquilo que realmente quero dizer). Ou seja: as pessoas acabam entendendo errado. Então, a ideia principal do nome é fazer com que ele diga quem você se tornou depois do blog. E é isso: estou tentando me encontrar todo dia pra dar um sentido a ele.

Acredito que o nome do blog deve trazer uma história, não deve ser apenas um simples nome. Deve ser aquele nome que faça com que as pessoas se perguntem sobre a origem e o contexto. Pessoas são sempre tão curiosas, principalmente nós, mulheres, que não podemos ouvir qualquer bobagem que já queremos saber do que se trata, como aconteceu e os motivos de terem levado a essa história.

Então: ao invés de colocar um simples nome, procure por algo que possa gerar polêmica depois. Procure por algo novo, interessante e diferente de tudo o que as pessoas já viram. Acho que isso ajuda bastante e chama atenção das pessoas. Antes de criar, pense em um nome bacana e não por algo que você se sinta insatisfeita depois.

Aliás, o que as pessoas costumam fazer é mudar o nome quase todo mês. Aí o resultado é esse: as pessoas nunca saberão qual será o seu blog. Afinal, elas memorizam um nome e você coloca outro. Aí fica difícil continuar assim, né? Porque isso acarreta um bocado de coisas como: o número de comentários irá diminuir, assim como o número de visualizações. Por isso é importante que você decida o nome a partir de hoje, aqui e agora. Mas, por favor, não invente de mudar o nome do seu blog, porque isso é um erro grave e falho. Parece bobagem, mas isso faz uma grande diferença. Enfim, a dica para ter nomes diferentes desses que nós, brasileiros, colocamos. Aproveita e vai atrás de blogs gringos. Tem uns nomes bastante inspiradores, bem interessantes e diferentes também.

Ah, uma coisa que vale ressaltar aqui: o nosso idioma é português, certo? Então não acho que seja legal sair por aí colocando o nome do seu blog em inglês, espanhol, italiano, francês, etc. Até porque muita gente não sabe desses idiomas (inclusive eu), ou até mesmo tem dificuldade em memorizar, o que torna mais difícil a pessoa ir até seu blog. A não ser que ela tenha nos favoritos.

Mas, pra ser sincera, com tantos blogs que são criados por dia, as coisas acabam sendo um ponto negativo pra você. E outra: pessoas gostam de coisas fáceis e que não dão trabalho nenhum. Se, por exemplo, uma pessoa pede indicações de blogs (como esses que acontecem nos grupos diariamente), e aí você coloca o seu e ele demora pra carregar (ou qualquer detalhe bobo), a pessoa fecha e tenha certeza de que ela não voltará mais lá. Afinal, estava muito lento. Mas, enfim, esse é outro ponto que vou comentar depois em outro capítulo.

E aí, já decidiu que nome colocar no seu blog? Ainda não? Qualquer coisa, você pode entrar em contato comigo (lá no facebook) que posso te ajudar com algumas ideias bem bacanas!

leia todos os posts da karine clessia

You May Also Like

2 comentários

  1. Nossa vi agora esse post e me lembrei como foi difícil achar um nome pro meu blog(que não existe mais),tinha vários blogs com o mesmo nome e foi tão clichê.Eu fiz duas vezes um blog,um que era só meu(eu recebi a ajuda de uma pessoa maravilhosa chamada Karine,que me incentivou,lembra?)e outro eu fiz com minha irmã,mas não deu certo.Gostei da dica da originalidade!Fica pra próxima quando eu for criar outro blog,bju<3

    ResponderExcluir