Capítulo 3: O nome do seu manual será...
Capítulo Um: Um blog cheio de gravatas invertidas
Capítulo Dois: Escrever por amor
Depois disso, fica mais fácil ir para o terceiro passo: a escolha do nome. Vejo que tem muitos blogs sem originalidade. É difícil escolher um nome sem que seja alterado ao longo do tempo. Desde quando criei o blog, ele sempre teve esse mesmo nome, por incrível que pareça. Bom, vasculhei vários blogs antes de criar o meu. E ele veio de algo sem sentido: uma palavra que tinha a ver com limão. Claro, pra você isso não faria sentido algum. E sabe o porquê de eu ter escolhido "nós na gravata"? Nem eu.
Mas, com o tempo, fui percebendo que a vida só consegue ter sentido quando damos um sentido a ela. E foi aí que eu vi que o nome nasceu de dentro de mim: nós na gravata pode ser interpretada da forma como você quiser, mas o sentindo concreto dela é que por mais que eu tente explicar os motivos de ser quem eu sou, nunca será o bastante; as pessoas só irão imaginar aquilo que elas gostariam que eu fosse. Não entendeu? Pois é, sou meio enrolada mesmo. Nem eu me entendo e é por isso que até hoje não sei explicar os motivos que deram origem ao blog. (Aí você descobre que a dona do blog é doida também).
Pra ser mais simples: escolhi um nome que pudesse me decifrar. Sou indecisa, incoerente (às vezes não sei dizer aquilo que realmente quero dizer). Ou seja: as pessoas acabam entendendo errado. Então, a ideia principal do nome é fazer com que ele diga quem você se tornou depois do blog. E é isso: estou tentando me encontrar todo dia pra dar um sentido a ele.
Acredito que o nome do blog deve trazer uma história, não deve ser apenas um simples nome. Deve ser aquele nome que faça com que as pessoas se perguntem sobre a origem e o contexto. Pessoas são sempre tão curiosas, principalmente nós, mulheres, que não podemos ouvir qualquer bobagem que já queremos saber do que se trata, como aconteceu e os motivos de terem levado a essa história.
Então: ao invés de colocar um simples nome, procure por algo que possa gerar polêmica depois. Procure por algo novo, interessante e diferente de tudo o que as pessoas já viram. Acho que isso ajuda bastante e chama atenção das pessoas. Antes de criar, pense em um nome bacana e não por algo que você se sinta insatisfeita depois.
Aliás, o que as pessoas costumam fazer é mudar o nome quase todo mês. Aí o resultado é esse: as pessoas nunca saberão qual será o seu blog. Afinal, elas memorizam um nome e você coloca outro. Aí fica difícil continuar assim, né? Porque isso acarreta um bocado de coisas como: o número de comentários irá diminuir, assim como o número de visualizações. Por isso é importante que você decida o nome a partir de hoje, aqui e agora. Mas, por favor, não invente de mudar o nome do seu blog, porque isso é um erro grave e falho. Parece bobagem, mas isso faz uma grande diferença. Enfim, a dica para ter nomes diferentes desses que nós, brasileiros, colocamos. Aproveita e vai atrás de blogs gringos. Tem uns nomes bastante inspiradores, bem interessantes e diferentes também.
Ah, uma coisa que vale ressaltar aqui: o nosso idioma é português, certo? Então não acho que seja legal sair por aí colocando o nome do seu blog em inglês, espanhol, italiano, francês, etc. Até porque muita gente não sabe desses idiomas (inclusive eu), ou até mesmo tem dificuldade em memorizar, o que torna mais difícil a pessoa ir até seu blog. A não ser que ela tenha nos favoritos.
Mas, pra ser sincera, com tantos blogs que são criados por dia, as coisas acabam sendo um ponto negativo pra você. E outra: pessoas gostam de coisas fáceis e que não dão trabalho nenhum. Se, por exemplo, uma pessoa pede indicações de blogs (como esses que acontecem nos grupos diariamente), e aí você coloca o seu e ele demora pra carregar (ou qualquer detalhe bobo), a pessoa fecha e tenha certeza de que ela não voltará mais lá. Afinal, estava muito lento. Mas, enfim, esse é outro ponto que vou comentar depois em outro capítulo.
E aí, já decidiu que nome colocar no seu blog? Ainda não? Qualquer coisa, você pode entrar em contato comigo (lá no facebook) que posso te ajudar com algumas ideias bem bacanas!
2 comentários
Nossa vi agora esse post e me lembrei como foi difícil achar um nome pro meu blog(que não existe mais),tinha vários blogs com o mesmo nome e foi tão clichê.Eu fiz duas vezes um blog,um que era só meu(eu recebi a ajuda de uma pessoa maravilhosa chamada Karine,que me incentivou,lembra?)e outro eu fiz com minha irmã,mas não deu certo.Gostei da dica da originalidade!Fica pra próxima quando eu for criar outro blog,bju<3
ResponderExcluir♥
ResponderExcluir