Livros: As Crônicas de Nárnia

by - abril 09, 2013

tumblr_mishxuSzBn1r1cbo6o1_500_large

Todo mundo um dia já sonhou em ir para Nárnia, atravessar o guarda-roupa e descobrir uma nova terra. Se você não é um deles ou se até mesmo é, eu lhes convido a embarcarem comigo em uma viagem a terra de Nárnia, antes, durante e depois da sua criação. Alguém quer ver o que há no guarda-roupa?

tumblr_lj7p9mAmTM1qas0gzo1_500_large

O Sobrinho do Mago: A aventura começa quando Digory e Polly vão parar no gabinete secreto do excêntrico tio André. Ludibriada por ele, Polly toca o anel mágico e desaparece. Digory, aterrorizado, decide partir imediatamente em busca da amiga no Outro Mundo. Lá ele encontra Polly e, juntos, ouvem Aslam cantar sua canção ao criar o mundo encantado de Nárnia, repleto de sol, árvores, flores, relva e animais.

O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa: "Dizem que Aslam está a caminho. Talvez já tenha chegado", sussurrou o Castor. Edmundo experimentou uma misteriosa sensação de horror. Pedro sentiu-se valente e vigoroso. Para Suzana, foi como se uma música deliciosa tivesse enchido o ar. E Lúcia teve aquele mesmo sentimento que nos desperta a chegada do verão. Assim, no coração da terra encantada de Nárnia, as crianças lançaram-se na mais excitante e mágica aventura que alguém já escreveu.

O Cavalo e Seu Menino: Ao saber que não era filho de Arsheesh, o pescador, o jovem Shasta decide fugir da cruel Calormânia. Na companhia do cavalo falante Bri, ele parte em direção ao Norte rumo a Nárnia, onde o ar é fresco e reina a liberdade. Em sua jornada pelo deserto árido, Shasta tenta imaginar o que estará esperando por ele adiante. Tudo parece tão vasto, desconhecido, solitário... e livre.

Príncipe Caspian: Tempos difíceis abateram-se sobre a terra encantada de Nárnia. Os dias de paz e liberdade, em que os animais, anões, árvores e flores viviam em absoluta paz e harmonia, estavam terminados. A guerra civil dividia o reino, e a destruição final estava próxima. O príncipe Cáspian, herdeiro legítimo do trono, decide trazer de volta o glorioso passado de Nárnia. Soprando sua trompa mágica, ele convoca Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia para ajudá-lo em sua difícil tarefa.

A Viagem do Peregrino da Alvorada: Lúcia e Edmundo, com seu odioso primo Eustáquio a tiracolo, embarcam numa incrível viagem de aventuras e descobertas, a bordo do imponente navio Peregrino da Alvorada. Rumo às Ilhas Solitárias, em busca dos sete amigos desaparecidos do pai do rei Cáspian, eles encontram um dragão, uma serpente do mar, um bando de criaturas invisíveis, um mágico e o próprio Aslam, o Grande Leão, que os presenteia com uma promessa muito especial.

A Cadeira de Prata: "Como se chega até lá?", perguntou Jill, tentando encontrar um jeito qualquer de fugir daquela escola horrível. "Do único modo possível", sussurrou Eustáquio, "por magia". Então deram-se as mãos e, concentrando toda a sua força de vontade para que algo acontecesse, viram-se de repente à beira de um alto precipício, muito acima das nuvens, na terra encantada de Nárnia. Assustada e confusa, Jill fica horrorizada ao ver Eustáquio perder o equilíbrio e cair. Imediatamente, porém, ela sente ao seu lado uma presença calorosa. Era o Leão.

A Última Batalha: À luz de uma enorme fogueira crepitante, a última batalha de Nárnia está prestes a acontecer. O rei Tirian, ajudado corajosamente por Jill e Eustáquio, terá de enfrentar os cruéis calormanos, num combate que decidirá, finalmente, a luta entre as forças do bem e do mal. Mas, com tantas dúvidas e confusão ao redor, conseguirá o rei Tirian manter-se firme na hora mais negra de Nárnia?

tumblr_metwuhT82k1qkvju7o1_500_large

Ufa, quantos livros! Infelizmente eu não fiquei tão animada com eles, por isso deixei para escrever sobre depois de já ter lido todos.

A leitura de todos os volumes são rápidas e fáceis e a narrativa é direta sem exagerar nos detalhes, além disso ela tem aquele toque puro e inocente das crianças. É notável, logo lendo as primeiras páginas, que o livro é voltado para as crianças.  Sim, é um livro infantil, mas que agrada as pessoas de qualquer idade. Vale lembrar que o livro é um tanto religioso, mas não é tão explicito, se prestar bastante atenção você poderá perceber.

Veredicto final: Não é uma das minhas séries de livros prediletas, mas é uma ótima leitura para quem procura um livro leve e rápido.

Para quem ficou com a pulga atrás da orelha pensando: "por que eles não fizeram os filmes na ordem?", eu explico. Os filmes correspondem apenas aos livros em que aparecem os irmãos, Lúcia, Suzana, Pedro e Edmundo.

Vocês já leram As Crônicas de Nárnia? O que acharam dos livros? Comentem!

post-feito-pela-karine-monteiro

You May Also Like

3 comentários

  1. Não sabia que tinha tantos livros. Quero ler todos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive vontade de ler os livros de As Cronicas de Narnia, mas nunca li =/ Eu gosto muito dos filmes e espero que tenha um proximo baseado em A Cadeira de Prata ^^

    ResponderExcluir
  3. Eu já li todos e amei! Quando li tinha acabo de lançar o segundo filme, e morri de ansiedade quando disseram que iriam lançar o filme do meu livro favorito das cronicas (A Viagem do Peregrino da Alvorada)! É uma ótima leitura (:

    ResponderExcluir