Cap 4: Entenda o que é plataforma e como escolher

by - maio 03, 2013

caderno-chá

Capítulo Um: Um blog cheio de gravatas invertidas

Capítulo Dois: Escrever por amor

Capítulo Três: O nome do seu manual será...

“Vejo muito blogueiro falar de hospedagem, Karine, mas, então, o que é a hospedagem?” Hospedar seu site em algum lugar significa que você terá seus arquivos guardados com segurança em um servidor. O servidor é a empresa em que você hospeda como, por exemplo, a OpticalHost, a Pré-Lude e até mesmo o próprio Blogger.

É necessário pagar para hospedar meus arquivos?
Não. Você pode usar a plataforma do Blogger e terá seus arquivos hospedados normalmente.

Qual a melhor plataforma para usar?
Quem não sabe, plataforma é o local onde você irá escrever seus posts. Se você deseja pagar apenas pra ter um domínio próprio, então você tem duas opções: Blogger e Wordpress.com, já a hospedagem fica por conta das próprias plataformas. Mas se você deseja pagar pra ter planos de hospedagens, use a plataforma Wordpress.org.

Quando você deseja pagar hospedagens, não é preciso usar mais a plataforma do Blogger. Você deve migrar para o Wordpress.org. Além disso, pensei que era necessário pagar alguma taxa extra, além da própria hospedagem, o que não é verdade. Se você quer ter seu blog hospedado em um servidor pago, você pagará apenas a hospedagem.

Qual a diferença entre as plataformas do Blogger e do Wordpress.com?
Pra ser sincera, nunca usei a do wordpress.com, mas já li muito sobre isso. Então, a wordpress.com é muito restrita no quesito publicidade. Até onde eu sei, não se pode por propagandas e publicidades. Então, quem tem a intenção de usar propagandas e não quiser investir em hospedagens, use o Blogger. Já se você não se importa e não vai usar publicidades no seu blog, aposte no Wordpress.com, certo?

Devo começar a usar o Blogger ou o Wordpress.com?
O blogger é muito bom. Digo isso porque toda a minha vida de blogueira foi lá. Como muitos dizem, ao fazer a migração para o Wordpress, senti uma enorme diferença. Só que eu me adaptei muito rápido.

Então, quem acha que não vai se adaptar rapidamente, fica no blogger mesmo. Mas um dos problemas que acho do blogger é aquela caixinha de comentários. Penso que muitas pessoas deixam de comentar, porque não possuem contas no Google, ou algo assim.

Onde devo hospedar (versão paga) meu site e quanto devo pagar por isso?
Essa é uma boa pergunta. Acho que de início você não precisa pagar tanto assim, afinal seu site ainda não possui um grande número de visualizações. Contudo, se você acha que seu blog tem muitos visitantes, então invista em algo melhor.

Antes de tudo, gostaria de informar que não adianta você pagar muito pouco pra nada. Tem muitas empresas de hospedagem que desejam apenas ter o lucro e não se importa com o serviço de qualidade. Então, fiquem atentos! A empresa que o blog hospeda atualmente é a Opticalhost. Eles atendem super bem.

Leia mais aqui:



BLOGGER

É uma plataforma gratuita e não precisa pagar nada para hospedar seus arquivos. No blogger, você usa código html e usa os widgets, que são os mesmos gadgets usados no wordpress. Você pode colocar o que você quiser, como banners que vão redirecionar para outro site, o seu quem sou eu, sua imagem.

É ótimo para quem deseja iniciar a fazer postagem simples e ter um layout facilmente. Eu digo facilmente porque conheço muita gente que sabe fazer um design lindo para o pessoal que usa o blogger. E também não é difícil de ser encontrado nos sites estrangeiros.

O bom do blogger é que você pode colocar anúncios do adsense ou qualquer outro (mas lembre-se que você tem que ser aprovado para isso) através dos widgets. E não tem precisão de você pagar para isso, como ocorre no wordpress.org, mas isso a gente vai ver mais lá na frente. Além disso, o blogger é muito fácil de ser usado e editado. Não precisa você entender muito do assunto, mesmo sendo iniciante, são fáceis.

O problema maior do blogger é o tal do código html. Eu nunca fiz o curso de programação da web, portanto eu não vou mexer em um código que, qualquer coisa que eu mudar, pode botar tudo a perder. Já vi vários blogueiro(as) que fazem questão de mudar o código html e fica tudo bagunçado: os números dos comentários ficam mais pro lado, as letras ficam neon, os banners ultrapassam as barras... Enfim, uma série de coisas que deixa o blog mais feio e mais desorganizado.

O blogger não possui edição de urls. Por exemplo, a url desse post é o nome do blog ponto com barra mais o nome do título. Então, fica fácil você ou qualquer outra pessoa memorizar. MAS o blogger não possui essa função. E no final de cada link tem o ponto html.

Outro ponto que me fez sair do blogger é a opção de comentários. Acho super chato essa caixinha do blogger, você tem que colocar seu email e senha, além disso, tem muitos blogueiros que costumam desativar a opção que pede o nome e a url, apenas. Eu acho um pouco bagunçado e sempre substitui essa caixa pelo do Disqus ou Intense Debate. Aconselho então a você, blogueiro do Blogger, a mudar sua caixinha de comentários.

O bom do blogger é que, além de ser uma hospedagem gratuita, você pode pagar pelo domínio. Quem acompanha o Nós na Gravata, sabe que já falei de domínios aqui blog. Pra você ter um domínio, só pra relembrar, basta pagar uma vez por ano. Você não precisa investir muito para isso. Além disso, qualquer pessoa pode pagar. Lembrando: o domínio é trocar o seu nomedoblog.blogspot.com por nomedoblog.com (ou com.br, .net, o que você desejar, existem inúmeros domínios).

Dica interessante: faça backup do seu blog. No blogger, é super rápido. Quem não souber o que é backup, o Ferramentas Blog explica direitinho. Não tem segredo!

WORDPRESS

É uma plataforma dividida em duas: Wordpress.com e a wordpress.org. E um pouco diferente da do blogger, porque possui algumas coisas a mais ou outras a menos, dependo de qual das duas (.com ou .org) você quiser usar. É legal você comparar um pouco as duas que são gratuitas (versão wordpress.com e blogger), e saber qual a melhor pra você. Às vezes, você usa o blogger, sem nem ter precisão, até porque a wordpress.com é muito mais fácil de ser usado. Isto é o que a maioria das pessoas dizem, porque eu nunca usei.

a. wordpress.com: É uma parte do wordpress completamente gratuita, mas muito restrita. É claro que se você quiser ter um domínio próprio, você pode ter usando essa plataforma. Você tem os backups automáticos, você pode ver e monitorizar os comentários do seu blog, um fórum para ajuda, espaço ilimitados pra você escrever o quanto você quiser.

E restrito, porque não se pode usar anúncios nessa versão do wordpress. Mas se você não tem essa intenção, portanto use e abuse do wordpress.com, porque é muito mais fácil de ser usado. Acho restrito também porque não tem a opção plugins, MAS tem a de widgets que você pode usar para o seu blog. É só dar uma pesquisadinha básica nos sites, que você encontra facilmente qualquer coisa que você deseja.

O bom do wordpress.com é que você pode moderar e editar os comentários que você recebe de seus visitantes. Se você não curtiu a última linha daquele comentário, você pode apagar. Legal né? Só lembrando aqui que eu nunca usei essa versão, eu já tinha feito até uma conta pra mim, pra eu migrar pra lá, mas acabou nem dando certo.

PS: Nessa versão, você não pode personalizar urls dos posts, tags, categorias.

b. wordpress.org: Parte do wordpress pago. Engraçado é quando você paga, as coisas começam a melhorar, né? Pois não é muito diferente no .org. Aqui você pode ter plugins. O que são plugins? Plugins são ferramentas que não existem no blogger, mas que são necessárias, por exemplo, o backup é um plugin obrigatório, pra que você não possa perder seus arquivos. O gravatar, esse que é usado nos comentários dos blogs wordpress.org (tipo o Nós na Gravata), que você coloca a sua foto. Enfim, existem uma infinidade de plugins.

Você pode usar anúncios nessa versão. Então, fica super fácil de colocá-los, você põe mesmo como widgets. Então, você deve pagar o domínio próprio e hospedá-lo em alguma empresa confiável. Eu comprei o meu domínio (é pago por ano) e pago a hospedagem (é pago por trimestre, mas pode ser por mês, bimestre e outros).

O melhor de tudo é criar emails juntamente com seu domínio. Desde que comecei a pagar a hospedagem do NNG, eu ficava super ansiosa pra ter logo meu email e foi a primeira coisa que criei contato@nosnagravata.com. Não existe nada melhor do que você ter um email da sua própria conta de hospedagem, dá um tom de originalidade, né?

Outro ponto favorável na versão .org, é que você pode editar os links dos seus posts, tags, categorias. Como eu já havia dito, isso facilita bastante na hora de algum de seus leitores quiserem dar uma olhadinha naquele post que eles gostaram. Fica muito mais fácil de gravar, até porque é o nome do blog e o nome da postagem, praticamente. Então, eu amei isso também nessa versão.

O ruim é que para ter essa versão, é necessariamente preciso ser pago a hospedagem e o domínio. Se você quiser pagar só o domínio, você pode usar as outras versões, .com e o blogger. Então, é bom lembrar disso e não errar e pensar que para usar o wordpress.org, é só pagar hospedagem, mas não é bem assim.

Se você usa essa versão e tiver alguma dúvida, vá até o fórum dessa versão e pergunte ao pessoal de lá. Eles te ajudam bastante, mas é bom lembrar a você de especificar cada detalhe, porque senão eles acabam nem te ajudando.

Quem aí tiver dúvidas com relação a blogs, deixe suas perguntas nos comentários que eu tirarei todas as suas dúvidas nos próximos posts. :-)

leia todos os posts da karine clessia

You May Also Like

8 comentários

  1. Eu não tinha a mínima ideia disso, agora eu sei as diferenças.

    Mas tenho uma dúvida: se eu compro o domínio, eu preciso pagar pela hospedagem?

    Obrigada pela ajuda.

    <3

    ResponderExcluir
  2. Ah,entendi,eu pensei que a pessoa que compra um domínio tinha que pagar por cada postagem,que loucura essa,néh?
    Obrigada pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
  3. Hahahahah Me livre disso, menina. Isso ia sair um absurdo de caro!

    ResponderExcluir
  4. Meu blog ainda não tem domínio e eu uso pelo blogger, queria saber se comprando um dominio que não seja o do blogger ele continuara funcionando pelo blogger normalmente?

    ResponderExcluir
  5. […] o que é “plataforma”, Karine? É por onde você irá escrever seu blog. Leia aqui o que é plataforma. Eu, como já tenho um tiquinho de experiência na blogosfera, sei as diferenças das duas. Eu, […]

    ResponderExcluir
  6. Olá Kah, como vai? Uma perguntinha rápida. Eu queria saber se quando eu utilizo o wordpress.org eu tenho que pagar duas hospedagens? Assim eu provavelmente irei hospedar meu blog no opticalhost , e estava dando uma olhada em alguns fóruns e parecia que eu teria que pagar a hospedagem do OpticalHost e a hospedagem própria do wordpress. Isso está certo? Se não, será que você poderia me explicar como é sua hospedagem?

    Obrigada =D

    ResponderExcluir
  7. Karine Clessia05 março, 2014

    Ei Gabi! Não, não. Você só paga a hospedagem na opticalhost mesmo. :) Aí você pode escolher se paga todo mês ou bimestral, trimestral ou semestral. Mas é só uma vez mesmo! Não precisa pagar nada pro wordpress. Antes eu tinha essa mesma dúvida também!

    ResponderExcluir