Resenha: Guerra dos Tronos

by - maio 17, 2013

got

Não há quem viva em um dos sete reinos e no mundo toda que nunca tenha ouvido falar de Guerra dos Tronos, Game of Thrones, As Crônicas de Gelo e Fogo ou do autor da obra, George R. R. Martin. E é com a benção dos Deus novos e antigos que eu lhes escrevo a resenha deste livro que se tanto causa burburinhos pela internet da vida.

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

Guerra dos Tronos é o primeiro livro da série As Crônicas de Gelo e Fogo, uma série que podemos dizer que é um tanto rara. Afinal não é todo dia que encontramos um livro com uma história complexa, rica de detalhes e bem escrita. É uma história incrível, apenas.

É o tipo de livro que te prende do começo ao fim, que te fazer querer nos lugares mais improváveis do mundo. A história é bem construída, os fatos são contando aos poucos, os personagens são cativantes e o desenrolar da história é digno de aplausos. O única ponto negativo é que, às vezes, a narrativa era um pouco parada, mas é algo que passa tão rápido que logo depois você já está envolvido na história.

Sem contar este ponto negativo, eu só tenho elogios para a história. Um dos maiores é sobre a construção dos personagens. Martin foi tão cuidadoso a criar os personagens (e olha que não são poucos! Nunca vi uma história com tantos personagens na minha vida). Cada detalhe foi bem colocado desde a personalidade às feições. É impossível não se apaixonar pela maioria dos protagonista, principalmente o Jon Snow e toda a família Stark, Tyron Lannister, o único Lannister que você irá se apaixonar. E outro ponto positivo em relação aos personagens, é que Martin sabe muito bem nos fazer amar, odiar e torcer por um personagem ao mesmo tempo. Confesso que houve horas em que eu queria matar a Cersei, mas havia horas em que eu queria abraça-la, porque eu a entendia.

E o veredito final é: Corra agora para a livraria mais próxima e compre o seu exemplar de Guerra dos Tronos (e se puder, todos os livros d'As Crônicas de Gelo e Fogo também). Não se assuste pelo tamanho do livro, porque com toda a certeza será uma das melhores séries de fantasias que você lerá no mundo.

Ah, e para quem se interessou pela história, mas não tem certeza se lerá, assista a série Game of Thrones, ela é fiel aos livros.

Vocês já leram Guerra dos Tronos ou já assistiram a série? Gostaram da história? Irão ler? Me contem tudo!

leia todos os posts da karine monteiro

You May Also Like

4 comentários

  1. Já tinha ouvido falar nessa série de livros,mas não tive coragem de ler porque os livros são muito grossos :)Essa história é parecida com O Senhor dos Anéis?Vou baixar os livros:)
    Valeu pelas dicas<3

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca li O Senhor dos Anéis, mas ouvi dizer que é no mesmo estilo.

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar da série, mas nunca peguei pra ler. Até por causa da lista enorme da minha wishlist kk. Quando ela esvaziar vou procurar ler

    ResponderExcluir
  4. Esse tempos atras vi ele mas tb não tive coragem pela grossura kk

    ResponderExcluir