Resenha: Maldosas

by - agosto 31, 2013

large (7)

Você provavelmente já deve conhecer a famosa série do canal americano ABC Family (transmitida no Brasil pela Boomerang), Pretty Little Liars. Muita gente sabe que a série de TV é baseada em uma série de livros de mesmo nome da autora Sara Shepard. Maldosas é só o primeiro livros dos 16 que ela pretende publicar, sendo doze lançados nos EUA e oito já lançados no Brasil. E eu que amo a série, resolvi me embarcar na história do livro.

Maldosas conta a mesma história de Pretty Little Liars, de quatro garotas - Spencer Hastings, Hanna Marin, Aria Montgomery, e Emily Fields - cuja a amizade se desfez depois do desaparecimento da líder do grupo, Alison DiLaurentis. Três anos depois, quando as garotas estão no ensino médio, o corpo de Alison é encontrado, e elas começam a receber mensagens de alguém que assina somente por "A". A mesma ou o mesmo diz que irá revelar os segredos mais profundos das garotas. Segredos que somente a Ali sabia.

O primeiro livro, na verdade, é o episódio piloto da série. Há poucas mudanças que ocorreram entre a série e o livro, como a linha do tempo. Na série o corpo de Alison é encontrado um ano depois, sendo que no livro são três. E as características dos personagens, no livro, a Hanna tem cabelos loiros escuros, a Emily é ruiva, a Spencer tem cabelos acaju e a Aria é alta. Pequenos fatos que não afetaram a história, apesar da série ser bem diferente dos livros.

Maldosas consegue te prender desde os primeiros capítulos até o último, e te faz ficar ansiosa para ler o próximo e descobrir quem é a(o) -A. Os capítulos são curtos e narrados em terceira pessoa. Além disso, cada capítulo é sobre uma das garotas. O prólogo é um flashback das amigas antes do desaparecimento da Alison e o final é uma mensagem da -A.

O livro é realmente bom e bem escrito. O único ponto que eu não gostei muito foi que a Sara escreveu personagens um tanto fúteis e mimadas. Principalmente a Hanna, que é a minha preferida da série, mas infelizmente não é a do livro. Mas, cá entre nós, ela está escrevendo sobre meninas ricas de 15/16 anos, então é um tanto esperado que ela apresente uma narrativa assim. Aliás, Shepard chega até citar marcas de roupas e perfumes.

O livro é muito bom e também é um ótimo complemento para a série. Vale a pena ler sim, principalmente se você é fã da série, como eu disse anteriormente, os livros são bem diferentes e eu acho legal conhecer ambas as histórias. Tanto a mostrada na TV como a dos livros.

Para quem quiser comprar: Submarino | Saraiva | Fnac

Vocês assistem Pretty Little Liars? Já leram os livros? Ficaram com vontade de ler? Me contem!

leia todos os posts da karine monteiro

You May Also Like

4 comentários

  1. Adooorei! :D

    Beijos :D

    http://netomarqs.blogspot.com.br/2013/08/entrevistando-gabriela-amorim.html

    ResponderExcluir
  2. Oie, vi o blog na página de divulgação vim visitar.
    Então já escutei bastante sobre o livro e a série PL...
    Mas ainda não li nada a respeito, em a tua resenha foi a primeira e gostei bastante, ai meu pai, mais uma série para eu comprar!
    #CulpaTua!

    Beliscões carinhosos da Máh :)
    Cantinho da Máh
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  3. Deu vontade... mas acho que eu ia me confundir um pouco com esse negócio de cada cápitulo sobre uma menina... mas enfim, não dá pra mim comprar a coleção agora, mas se tiver oportunidade lerei com certeza! Beijo

    ResponderExcluir
  4. Karine Monteiro04 setembro, 2013

    Apesar do livro ter um capítulo para cada personagem não dá para se confundir, principalmente porque ele é narrado em terceira pessoa. Ou seja, o que muda é o ambiente e o ponto de vista em que a história é contada, afinal, não tem como as quatro estarem sempre juntas. Além disso, os capítulos não são longos e qualquer detalhe que deixar passar, é só voltar pro capítulo da personagem e dar uma lida rápida :)

    ResponderExcluir