Como criar um blog?

by - setembro 20, 2013

notebook

Olá, minha gente linda, como tá vocês, eimmm? Então, ultimamente tenho recebido muitas mensagens pedindo pra eu fazer um post especialmente para aqueles que ainda não são blogueiros, mas que querem começar a blogar. Eu, no ínicio, não sabia de nada também, mas é uma questão de tempo pra você entender tudo, até porque é muito fácil, concordam? Mas eu preparei o post e separei em categorias, olha só:

01. Escolha os assuntos/temas do seu futuro blog

Do que você gosta de falar? Você quer ajudar as pessoas num tema que ainda não é tão visto por aí? Então pronto! Anote tudo que você deseja falar no seu caderno primeiro. As melhores coisas são feitas aos poucos, bem planejado. Mesmo que você faça só um rascunho, mas faça! É muito importante.

02. Escolha o nome pro seu blog

Dia desses uma blogueira me pediu ajuda... disse que queria mudar o nome do blog dela. E eu vejo/leio isso frequentemente. Parece que vocês nunca estão satisfeitas com o nome do blog de vocês, eimm? Já comentei trilhares de vezes aqui, mas volto a dizer: escolhi o nome do blog baseado em outro, que NÃO era famoso. Então fica a dica: se você quer ter um nome diferente, você pode se BASEAR em outro blog, que ainda não seja famoso. E nem conhecido. Ah, é só usar e abusar da criatividade.

03. Escolha a plataforma do seu blog: Blogger X Wordpress

Viiixi, o que é "plataforma", Karine? É por onde você irá escrever seu blog. Leia aqui o que é plataforma. Eu, como já tenho um tiquinho de experiência na blogosfera, sei as diferenças das duas. Eu, particularmente, prefiro o Wordpress, mas pra você, que ainda é iniciante, a melhor plataforma é Blogger. Por motivos de: fica mais fácil você divulgar seu trabalho. Se ainda tiver dúvidas, leia esse post que eu explico tudinho.

04. Escreva o primeiro post no blog

Para o primeiro post eu gosto de dar umas dicas bacanas, justamente pra deixar seu blog organizado e fazer com que você consiga leitores de forma mais fácil.

- Coloque imagens com a mesma largura: É interessante que você usa um editor de imagens que faça isso por você, o PhotoScape (baixe aqui). E toda vez que você adicionar uma imagem nos seus posts, você tem que VERIFICAR se ela tá no mesmo tamanho das outras. Adote um padrão para sua largura e pronto.

- Converse com o leitor através das suas palavras: Nós sabemos o quanto é importante que o leitor se sinta à vontade. Então fica a dica: ao escrever seus artigos/posts, escreva como se estivesse conversando com seus amigos de forma clara e simples. Não precisa de palavras bonitas (dicionário em excesso), mas precisa fazer com que o leitor entenda o que você está transmitindo.

05. Deixe seu blog mais organizado

Esses dias fiz um post super bacana com dicas super simples, mas que valem a pena o click. Bom, nós sabemos que o blog fica mais legal quando ele é bem mais organizado, certo? Então, essas coisas bonitas que ficam na lateral do blog se chamam widgets ou gadgets. Então, pra saber quais são os widgets/gadgets mais importantes num blog, leia esse post. LEMBRANDO: se seu blog tiver muuuuuuitos widgets/gadgets, ficará muito feio e com muita informação. E não é legal!

06. Colocar páginas no seu blog

Sabe esses links aí em cima que eu coloco: Sobre mim, Contato, Mimos, 101 e por aí vai? O nome disso é página e geralmente a gente tem que colocar os mais importantes mesmo, pra não ficar tãaao grande assim. Enfim, depois se alguém quiser, posso ensinar através de um tutorial (é só me pedir), mas é muito fácil.

Enfim, as páginas ideais para um blog iniciante são: Sobre você (aqui você vai falar sua idade, seu nome, do que você gosta, os motivos que levaram você a criar o blog), contato (você pode inserir um formulário de contato no seu blog para que os visitantes entrem em contato com você, aprenda a inserir aqui) e Parcerias (pra divulgar melhor seu blog, procure por parcerias ENTRE BLOGUEIROS).

07. Escreva frequentemente

Se você quer atrair leitores, então fique atento, porque geralmente quando uma pessoa gosta do seu conteúdo, ela volta. E se não tiver conteúdo novo nas próximas vezes que ela vier te visitar, ela praticamente vai deixar de te visitar pelo simples motivo de não ter algo novo no seu blog. Então anota aí, eimm!

Importante é você fazer perguntas no fim dos posts, sabe por quê? Porque o leitor se sente mais a vontade em comentar. Até porque você deixou as dúvidas e ele provavelmente vá comentar.

Enfim, as dicas são essas. Quem aí for novo e quiser que eu faça tutoriais explicando o passo-a-passo para blogueiros iniciantes, irei fazê-lo. :-) E aí, meninas, o que vocês acham importante dizer para os blogueiros iniciantes? O que você adicionaria nessa lista? Deixem nos comentários! :-)

Onde me encontrar: Canal no Youtube (dicas pra blogs) | Bloglovin | Perfil no facebook | Página no facebook | Twitter | Grupo do blog | Google +

leia todos os posts da karine clessia

You May Also Like

6 comentários

  1. Letícia Ohanna20 setembro, 2013

    Poxa Kah eu estou super doida para voltar com meu blog, mas essa questão da frequencia de posts me deixa preocupada, eu trabalho durante a semana (e as vzs a noite) e tenho uma casa para cuidar(moro sozinha), entao nao tenho tempo de ficar postando sempreeeee. Aí eu nunca que volto pq acho q vai ser tempo perdido, pq todo mundo vai visitar soh uma vez e vai embora =(. Queria sua opiniao, bjsss

    ResponderExcluir
  2. Karine Clessia20 setembro, 2013

    Mulherzinha, não acredito nisso. Faz assim: convida azamiga pra te ajudar com o blog. Tem uma fofa que se chama Luana (https://www.facebook.com/luanataisofc?fref=ts) e ela tem um blog maravilhoso e adivinha quem faz o blog... são 7 amigas. Perfeito! Olha só o blog dela: http://www.dosedecharme.com/ :) Basta você convidar algumas pessoas pra te ajudar com o blog e distruibuir os dias. Aí você decide! Fica a dica, Letícia :P

    ResponderExcluir
  3. Letícia Ohanna20 setembro, 2013

    Po eh vdd neh?? eu n tinha pensado nisso! Vou ver aqui alguem q esteja interessada!! Obrigada pela dicaaaa =D

    ResponderExcluir
  4. Karine Clessia20 setembro, 2013

    :DDD Vai dar tudo certo :P

    ResponderExcluir
  5. Muito bacanas essas dicas, muito válidas pra quem tá começando ou quer começar (:
    ;*

    ResponderExcluir