Como eu escrevo textos?

by - dezembro 13, 2013

fotogravatinha 2 - xícara fofa transparente - com texto

Gostaria de compartilhar uma coisa boa com vocês. Desde quando comecei a blogar, meu foco sempre foi a escrita. Dizer que não tá bem através das palavras é fácil. Difícil é explicar o motivo de não ter dado certo e fazer com que prenda a atenção do leitor. Com o tempo, fui observando que muito mais importante que falar que tá doendo, que tá tudo errado ou que a saudade é grande, é explicar o motivo disso ter acontecido.

Não entendeu? Pois vamos lá! Vou deixar uma pequena lista de tópicos que talvez te ajude nos seus próximos textos. Lembrando: nunca fiz curso de escrita e de como fazer livros e muito menos de como chamar a atenção de leitores. Enfim...

♥ Seja rápido, objetivo e claro no que diz!

A gente tem o costume de dizer que a gente tá com raiva, saudade, com dor, que nunca mais vai olhar nos olhos da pessoa e, putz, a gente acaba esquecendo do principal, dizer os motivos porque sentiu raiva, dor ou saudade. Se você conta no texto que pegou numa xícara de café pra aliviar sua dor, com certeza os leitores ficarão mais atentos.

Mas se fala que não tá bem e, num outro texto, fala que viajou de férias e conheceu fulano, sicrano e beltrano, com certeza a pessoa vai optar por ler o segundo texto. Mas, claro, pra prender a atenção de alguém até o fim tem que ser um texto muito interessante.

♥ Coloque emoções no conteúdo

Frio, calor, dor, felicidade, raiva, amor. É sempre importante deixar claro o motivo das lágrimas, caso o intuito seja dizer que está triste. Com certeza alguém irá se identificar com uma situação parecida com a sua (ou com a que você descreveu no texto). Mesmo se a história não for tão boa, você pode incrementar com palavras ou até inventando algo pra tornar o texto ainda melhor!

♥ Se quer falar de lugares, descreva cenários

É tão bacana quando nossa mente flui né? Nossa imaginação vai longe com tantos detalhes que os autores dos nossos livros favoritos fazem. Acho que é por isso que a maioria de nós acaba preferido os livros do que os próprios filmes. Porque os cenários fica por conta da sua imaginação. Então a dica é: faça do mesmo jeito que seus autores favoritos, use a criatividade e faça com que seus leitores voem na imaginação. É claro!

E vocês? Como costumam escrever seus textos? Com detalhes ou só como desabafos?

Importante: Essa foto é da minha autoria. Caso pegue, por favor, dê os seus devidos créditos. ♥

Onde me encontrar: FacebookInstagramFlickrTwitter

leia todos os posts da karine clessia

You May Also Like

2 comentários

  1. Oi Kah, adorei o post. Outra dica é: ser detalhista pois tu pode ter tudo na sua mente e passar pro papel/blog mas as pessoas tendem a não detalhar pois acham que o leitor irá pegar a mesma linha de pensamento do autor. Descrever os sentimentos, lugares e sons é essencial para o leitor conseguir se guiar por aquilo que o autor estava pensando.
    Tenha um ótimo final de semana, beijos :*

    ResponderExcluir
  2. Karine Clessia14 dezembro, 2013

    Isso, menina! Às vezes você quer dizer uma coisa, mas as pessoas entendem outra. E eu sou confusa, por isso que leio e releio pra que nada saia errado, né? haha Obrigada, sua linda! :D

    ResponderExcluir