Light Paint - O Poder da Luz na fotografia!

by - janeiro 27, 2014

Olá pessoal!

Meu nome é Edmo, sou analista de sistemas, fotografo e dançarino do "Passinho do Reggae" nas horas vagas. Um geek apaixonado por tecnologia, toy story e café! Atualmente tenho um projeto de fotografia que posteriormente quero convidar a todos a participar. Em minha estréia aqui no blog irei falar um pouco de algo que é minha paixão, mas não é algo que dedico 100% do tempo, mas sempre gosto de me atualizar, gosto do assunto e espero compartilhar muito conhecimento com todos vocês. Sou analista de Sistemas, e sabe o que um analista faz? Ver código o dia todo! Então como uma forma de sair da rotina, resolvi aprender a fotografar.

Hoje tô aqui pra compartilhar com vocês, algo fácil e super bacana de fazer. Uma técnica que tudo que você precisa é uma câmera com longa exposição, tripe ou algo que possa colocar a câmera equilibrada e lanternas. Pra quem não sabe o que é exposição na fotografia, irei postar futuramente algumas teorias fotográficas, mas em resumo: "A exposição de uma foto é a quantidade de luz recebida pelo sensor da sua câmera". Quanto maior o tempo de exposição, mais sua câmera capta luz. Então fica mais simples entendendo assim. Agora vai o equipamento que iremos precisar:

light paint

1 - Um Tripé: Acredite é o mais importante. É ele que irá nos dar a possibilidade de fazer a magica acontecer. É interessante você ter um acima de 1 metro de altura, caso tenha interesse de comprar indico os da marca manfrotto, é um pouco mais caro do que os normais, mas garanto é bem resistente e vale a pena gastar um pouquinho a mais tratando-se de fotografia. Ah Edmo, não tenho tripé e achei muito caro pra mim comprar um tripé agora, e ai? Utilize uma cadeira, comoda ou qualquer superfície onde você possa colocar a câmera e ela fique imóvel.

2 - Lanternas: Use leds, pode utilizar as cores que quiser. Aqui usar sua criatividade vale a pena.

3 - Câmera: Não vamos esquecer da câmera é claro,  Edmo qual utilizo? Bom fique a vontade, celular, câmera profissional ou compacta, não importa. A unica coisa que você deve ficar atento é se a camera disponibiliza a opção de exposição manual. A regra é simples: Tendo timer e exposição manual da certo.

 

Hora de fazer a mágica


light paint2


1 - Em um ambiente escuro (preferencialmente) coloque a câmera no tripé ou superfície que ela possa ficar bem equilibrada.
2 - Deixe a câmera com longa exposição, acima de 9 segundos.
3 - Inicie a exposição e use em frente a câmera com as leds os desenhos que você quer fazer. Quando concluir o desenho, veja na câmera o resultado.
4 - Vá praticando até obter o resultado que espera.

light paint3 

É isso, pessoal, pra quem tiver dúvida, fiquem a vontade em perguntar e lembrem-se sempre que fotografia é luz, e tai um exemplo de algo simples que mostra o poder da luz. Ah, antes que eu esqueça, compartilhem os seus resultados quando forem fazer o "light painting". Use sua criatividade, são simples 4 passos e um resultado lindo.


Imagens de Lesy83


E aí, gente, o que vocês acharam das dicas? Já tentaram fazer? :-)


leia todos de edmo

You May Also Like

7 comentários

  1. Adoreeeeei teu primeiro post ahahah acho que vai ser muito legal teus posts por aqui.
    Achei legal a técnica, e sei lá, quem sabe um dia eu tente, mas não tenho nenhuma lanterna aqui... :/

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh light paint é tão divertido de fazer e tão lindinho <333

    ResponderExcluir
  3. Caraaaamba! Adorei!
    Eu já vi várias fotos assim, inclusive, um site de baladas aqui faz alguns efeitos nas fotos assim. Eu não sabia como, mas achei super interessante :D :D

    Um beijo
    o blog tá lindo demais!

    www.naotenhopressa.com

    ResponderExcluir
  4. Karine Clessia28 janeiro, 2014

    Obrigadaaa, Karla! :D

    ResponderExcluir
  5. Essa técnica é show, fica uns efeitos lindos, já usei tb haha :)

    beijo beijo da Nanda <3

    http://lladodedentro.blogspot.com.br/2014/01/um-papo-sobre.html

    ResponderExcluir
  6. Meninas muito obrigado, espero trazer mais novidades em breve. :)

    Laura Marques - Como falei é criatividade, e se você utilizasse velas? ou fosforo? ou até mesmo o uso do bombril?

    Todos eles tenha muito cuidade. Mas a fotografia as vezes se torna linda quando saimos do padrão :)

    Um abraço a todas! Ja ja tem novidades!

    ResponderExcluir