Programando os gastos de 2014 e conquistando nossos sonhos financeiros!

by - janeiro 26, 2014

gastos de 2014 - economizar - karine clessia7

Oi, meninas!

Primeiramente, gostaria de agradecer a Karine pela oportunidade de participar como colaboradora aqui do blog! Eu tenho um carinho muito grande por este blog, pois ele me fez ter gosto por escrever no meu blog de novo e adoro os assuntos tratados aqui! Dito isto, gostaria de me apresentar:

Meu nome é Maria Eduarda, mas pode me chamar de Duda! Eu nasci em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, mas moro em Florianópolis desde os três anos de idade. Aos seis anos eu já tinha milhões de personagens e histórias em meus cadernos. Aos nove anos escrevi meu primeiro poema e foi nesse momento que meu coração soube “o que eu queria ser quando crescer”.

Hoje, com 23 anos, tenho uma empresa de climatização, a Razzera, escrevo no meu blog e invento novas histórias. Colorada. Slytherin. Nerd. Viciada em livros, filmes e séries de tv. Adoro esmaltes, boas fotos e cantar no chuveiro.  Sou economista por profissão e escritora por amor, escrevi “Cartas para você” como uma forma de curar o coração e realizar o sonho de ajudar outras pessoas através de sua escrita e meu livro vai ser publicado este ano.

Esse ano decidi dar uma gás tanto no blog como na minha empresa e isso acabou aflorando mais o meu lado economista. Por esse motivo, decidi escrever aqui no blog toda a semana sobre finanças pessoais. Afinal, dinheiro é coisa séria né?

Primeiro eu tirei umas férias de 10 dias e depois as coisas na empresa ficaram uma loucura… Ar condicionado e verão andam de mãos dadas e não desgrudam!

Esse ano comecei com 10 dias de férias e depois já entrei na loucura do trabalho, publicar o livro e tornar o blog mais profissional (por isso o meu blog só vai voltar a funcionar em fevereiro), fiquei com vários planejamentos para esse ano de 2014 na minha cabeça e um deles é por em prática a minha graduação. Ou seja, está na hora de cuidar muito bem do meu dinheiro!

Quando meu pai faleceu em junho do ano passado, virei dona de uma empresa da noite pro dia, entrei em depressão, tive crises de ansiedade, me formei e outras coisas mais... Confesso que  acabei ficando meio descuidada e até bem consumista, por isso esse ano decidi dar uma reviravolta financeira.

E como decidi fazer isso?

1. Ver o extrato do meu cartão (onde eu pago todos os meus gastos, atualmente) e ver todas as parcelas que ainda tem pra vencer.

2. As últimas parcelas vencem em abril, por isso meus projetos financeiros de 2014 começam neste mês, que será o marco zero.

3. Estou usando o site Minhas Economias para prever meu gastos e receitas.

4. Calculei meu custo fixo de 2014.

5. Calculei quanto sobra do meu salário

6. Calculei minha renda extra

7. Decidi que sonhos quero realizar este ano e estipulei quanto preciso economizar

8. Cortei gastos (por exemplo, pintar o cabelo de 2 em 2 meses ao invés de 1 vez por mês, ir 2 vezes ao cinema por mês ao invés de 4 e coisas simples assim, só para o início).

9. Estou lendo bastante sobre Finanças Pessoais

10. Me manter organizada e na meta!

Bom, essas são algumas das minhas dicas. Mas, acima de tudo, o mais importante é manter a planilha atualizada (no meu caso, o site Minhas Economias), não gastar mais do que eu tenho e controlar bem os custos variáveis. Para isso, achei um exemplo de calendário bem legal no site Enfim, casada. As blogueiras separaram os gastos mais comuns por mês. Por exemplo, em janeiro tem IPTU, IPVA, fevereiro tem Carnaval, em abril tem Páscoa, maio tem dia das mães...

Algumas partes no calendário não se aplica muito a mim, porque ainda moro com a minha mãe e meus custos não envolvem gastos com casa, carro ou filhos, mas… achei legal para quem se aplica ou até a ideia de fazer um calendário desse tipo que se aplique a mim. E, inclusive, quero personalizar um calendário desse pra mim!

O que vocês acharam? Como vocês se organizam financeiramente?

Beijinhos, Duda Razzera!

Você pode me encontrar no: blogfacebook

leia todos de DUDA

You May Also Like

7 comentários

  1. Duda primeiro adorei te conhecer,também sou colorada hehe
    Sobre as finanças adorei as dicas,desde o inicio ano passado estou fazendo economias pois esse ano comprei meu apartamento,e como vc falou pra mim o que funcionou foi começar a anotar os gastos e cortar as coisas mais simples primeiro!

    Beeaju
    http://blogdia29.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse site Minhas economias deve ser muito bom!!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse Blog, sempre com muitas dicas importantes !
    As dicas de finanças são super validas viu, adorei, vou tentar colocar algumas em prática ! Beijão! :)

    www.garotaurbana.com.br

    ResponderExcluir
  4. Karine Clessia26 janeiro, 2014

    ♥ sua linda!

    ResponderExcluir
  5. Oi, meninas!

    GIOVANA GODOY: prazer em conhecê-la! Ai que legal que vc comprou seu ap, tbém to querendo comprar o meu! :) Parabéns! bjinhos

    ISABELA: Olá! O site é muito bom, sim! Bem simples, prático... vale muito à pena! bjinhos

    PAULA FERNANDA: Isso, tenta colocar as dicas em prática, sim! Depois me diz como anda a vida financeira! :) bjinhos

    ResponderExcluir
  6. Bom, no fim do ano passado (out) resolvi que mudaria meu jeito de pensar sobre o dinheiro. Eu e o boy começamos a comprar a nossa casinha e para isso temos que economizar. E foi o ponta pé inicial para uma nova vida.

    Estou muito mais organizada, e não sabia como é dificil ver uma coisa que voce quer (e não precisa) e não compra-la, mais tem o beneficio de você saber que tem coisas maiores para se preocupar.
    Sempre que vejo alguma coisa que eu quero, eu penso que poderia usar o dinheiro pra comprar alguma coisa pra minha casinha kkk isso funciona que é uma beleza!

    Mais é muito bom ter posts assim pra ler. Sabedoria nunca é demais, ainda mais quando se trata de dinheiro. . kkkk

    beijo beijo e Seja bem vinda Duda.

    ResponderExcluir