Faça boas fotos com a câmera que você tem hoje

by - fevereiro 19, 2014

Oi gente, meu nome é Mariana, e agora eu faço parte da equipe NNG. Vou falar um pouco sobre fotografia pra vocês.

Quando fiz o meu primeiro (e único) curso de fotografia, eu nem pensava em fotografar profissionalmente. Mas o professor nos falou uma coisa que eu guardo até hoje: "O melhor equipamento é aquele que você tem nas mãos, desde que você o conheça bem."

Depois de mais de 3 anos fotografando profissionalmente, já passei por situações inusitadas, como ter que terminar um evento com câmera compacta. E acredite, eu já fiz muita foto boa com câmera compacta, e muita foto ruim com câmera profissional. E então eu pude entender o que o meu professor quis dizer. Portanto, não se intimide por ter uma câmera compacta e simples. Ao invés disso, leia o manual, aprenda a usá-la e tire todo o proveito a seu favor.

compacta

reflex

(As fotos usadas são de minha autoria. Não estão com nenhuma edição, apenas redimensionei pra largura ideal do blog.)

Além de conhecer e saber usar seu equipamento, existem alguns detalhes que podem te ajudar a melhorar suas fotos:

- Defina o assunto a ser clicado: Observe se o fundo não tem informações demais, que possam desviar a atenção do assunto  principal. Desloque o objeto principal do centro até a lateral da foto. Mude o ângulo.

- Foque o assunto: Foto tem que ter foco. Se você quer destacar um objeto, uma pessoa, ou algo assim, o ideal é desfocar o fundo da foto. Mas alguma coisa tem que estar focada. Câmeras compactas sempre tem o foco automático. Aprenda a usá-lo e se sua câmera foi profissional, aí é que não tem desculpa. Há quem goste de fotos totalmente sem foco, mas foco é essencial. Fundo desfocado é bonito. Foto toda desfocada, não.

- Fotografia precisa de luz: Sempre que possível use a luz natural em suas fotos. Deixe que ela ilumine seu assunto por trás de você e varie a sua posição em relação ao sol. A luz de um dia nublado evidencia cores e formas, deixando os retratos mais bonitos.

- Aprenda a usar e controlar o flash, o iso e o balanço de branco na sua câmera. Eles podem ser seus aliados. O flash não é tão vilão,
ele só não vai iluminar assuntos tão distantes. O iso deixa o sensor mais sensível à luz, ou seja, a foto pode sair mais clara, mas no caso de compactas, o ideal é não ultrapassar os 400 de iso. O balanço de branco geralmente funciona bem no automático, mas nem sempre.

- Quando fizer um retrato, se aproxime da pessoa. Dê um pouco de zoom. Retratos de rosto sem zoom deixam o rosto da pessoa deformado. Foque nos olhos da pessoa. Não tem problema se cortar um pouco da cabeça. Tire fotos na altura da pessoa. Capture sentimentos, olhares e sorrisos espontâneos. No caso de fotografar crianças, sente, deite e role no chão se preciso.

- Estude e se inspire. Sempre que puder, leia sobre técnicas e veja agregadores de fotografias, como o flickr, o 500px, e outros. Isso
expande seu conhecimento e suas técnicas e te ajuda a desenvolver um estilo fotográfico.

Espero que essas dicas possam ser úteis a vocês, pois fotografar é um dom, mas também é uma arte que se aprende e se exercita continuamente.

E aí, qual a câmera que você usa? Você sabe usá-la? Gosta das suas fotos? Está satisfeito?

leia todos dE MARI

You May Also Like

17 comentários

  1. Ficou ótimo Karine! Obrigada pela oportunidade <3

    ResponderExcluir
  2. Karine Clessia19 fevereiro, 2014

    Eu que agradeço, Mari ♥

    ResponderExcluir
  3. Bem-vinda, Mariana. :3 Adorei as dicas. A câmera que eu uso é câmera compacta e, confesso, adoro as fotos que eu tiro com ela, ficam realmente boas se eu seguir várias das dicas que você cita nessa postagem. Essas são dicas essenciais. ^^

    ResponderExcluir
  4. Letícia Ohana21 fevereiro, 2014

    Adorei as dicas!

    ResponderExcluir
  5. Dicas maravilhosas..
    adoro aprender cada dia mais de fotografia *-*

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, a dedicação faz toda a diferença ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Adorei o blog muito mesmo, obrigado pelas dicas, gostaria de fechar uma afiliação/parceria. Aguardo retorno, obrigado.

    ResponderExcluir
  8. Karine Clessia05 março, 2014

    Ei Viny, tudo bem? Você já viu o Projeto Posts of Day? É uma ótima parceria! :D

    ResponderExcluir
  9. Amei as dicas, são super uteis! ;)
    Obrigada, por compartilhar coisas com tantos conteúdos.... ;)
    bjus

    ResponderExcluir
  10. Concordo totalmente com seu professor!
    Sempre gostei de fotografia, e apesar de ter feito vários cursos (além das aulas da faculdade), aprendi a fotografar sozinha, e também fiz tantas fotos boas com uma câmera compacta, quanto com a profissional e semi profissional.

    :)
    www.isabelabelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. O post foi super útil pra mim. Uso uma câmera de celular mesmo, e ela nem tem a qualidade boa, mas procuro sempre melhorar. Gosto das minhas fotos, embora não poste por ter medo dos comentários. Sou muito tímida. Obrigada pelas dicas :3

    ResponderExcluir
  12. Oi Karine, eu amei o seu blog, e estou seguindo, amei as suas dicas de fotos, estou começando a adotar elas no meu dia a dia! Beijocas gata.

    ResponderExcluir
  13. Amei as dicas, Mari! Parabéns! Tenho uma Fuji S2800 há alguns anos, ganhei de presente da minha mãe - na época fazia um curso bem básico de fotografia. Infelizmente a falta de prática me deixou enferrujada e hoje mal sei mexer nas funções da câmera. Um dos meus objetivos é conseguir mudar essa situação até o fim desse ano ainda! hehe
    Antes dela tinha uma compacta, fraquinha até, mas já consegui milagres com ela (algumas fotos até melhores do que as que já fiz com a minha semi).

    ResponderExcluir
  14. Eu amo fotografar, é uma paixão "nova", que na verdade vem desde menor, quando eu preferia tirar foto dos amigos do colégio, do que estar em si nas fotos, sempre foi assim. Fiquei uns 3 anos sem câmera nenhuma, e pedi a meu pai uma super zoom. Amo ir para festas e dar uma de fotógrafa kkkk, mesmo que as fotos fiquem só para mim, eu amo o resultado. Ainda não sei muita coisa, mas só o prazer de tentar e ver que a foto foi minha, é muito bom <3 Parabéns pelo blg, amo suas dicas para blogueiras. Um beijo e que Deus te abençoe cada vez mais e mais!

    ResponderExcluir
  15. Karine Clessia25 abril, 2014

    O post é da Mari. Mas eu agradeço seu carinho. Fico feliz :) <3 desejo tudo em dobro pra você. :)

    ResponderExcluir