Não sei quanto gasto por mês: e agora?

by - março 20, 2014

gastos mensais

Como aprendemos no post anterior, controlar os nossos gastos é fundamental para realizar os sonhos que envolvem dispêndios financeiros. E para obtermos um controle, é necessário se utilizar de algum instrumento para isso. As possibilidades são inúmeras, mas hoje vou abordar uma muito conhecida por muitos: a planilha de gastos no Excel.

Considero a opção mais prática, pois mesmo quem não tem muito conhecimento sobre educação financeira, consegue fazer na prática. No Excel você consegue criar uma planilha de fácil compreensão e do jeito que fica mais fácil para você; algo personalizado.

Em minha opinião, é necessário fazer um controle de gastos, no mínimo, mensal. É a melhor maneira de ter uma visão ampla de suas finanças. Dessa maneira, a planilha no Excel precisa ter 12 colunas, cada uma indicando um mês do ano. Caso você deseje fazer uma planilha semanal, também é possível.

Depois de feito as colunas, nas linhas você irá inserir suas receitas (todo o dinheiro que entra), dividindo-as em fixas e variáveis. Por exemplo, seu salário é uma receita fixa, pois você o recebe todo mês. Variável é o dinheiro que entra e que você não estava esperando. Para quem é profissional autônomo e não tem tanta estabilidade financeira, aconselho a pegar os últimos seis meses de salário e fazer uma média, assim você terá uma projeção de quanto você ganha por mês.

Inserido as receitas, partimos para as despesas, tanto fixas como variáveis. Nas fixas se enquadram aluguel, mensalidades, combustível, alimentação e tudo aquilo que você desembolsa todo mês. Já as variáveis são os gastos específicos daquele mês.

O interessante da planilha de gastos é que, tendo este controle, é possível fazer uma projeção para o mês seguinte e assim se programar para desembolsos ou ganhos futuros. Fica muito mais fácil programar uma viagem se temos uma ideia de como será o mês seguinte financeiramente. Outro ponto importante é que, com a planilha, também conseguimos perceber onde estamos gastando demais - muitas vezes sem necessidade - podendo, assim, diminuir os nossos gastos.

Acredito que a moral da história é: projeção é um dos segredos do sucesso financeiro, porque ela permite a programação e até a contenção de gastos. Espero que quem já tenha uma planilha de gastos continue fazendo. E quem ainda não tem, que se sinta estimulado a começar!

Vocês já fazem algum tipo de controle? Contem pra mim!

Você pode me encontrar no: blogfacebook

leia todos de DUDA

You May Also Like

4 comentários

  1. Eu amo posts assim !!!
    Como ainda não trabalho não tenho uma planilha assim.. mas logo logo terei uma e quero controlar muito meus gastos :)

    ResponderExcluir
  2. Eu já tentei fazer o controle no excel mas sempre esqueço de atualizar, hoje eu dia eu faço na mão mesmo, escrevo as contas, separo um pouco para gastar no mês e o resto é tudo pra poupança!!

    Beijoos
    http://www.desaparicoes.com/

    ResponderExcluir
  3. Sayuri Matsuo04 abril, 2014

    Olá !
    Eu faço meu controle financeiro através de planilha de gastos, gosto bastante e confesso que o resultado foi incrível, estava passando bastante do meu limite, então resolvi começar a utilizar a planilha, é fácil e prático, eu utilizo a da Cenize, eles são especializados em softwares de finanças, possuem produtos para finanças pessoais e empresarial, quem quiser vale a pena conhecer, o site é: http://cenize.com/jfinancas/controle-financeiro-empresarial , eu recomendo :)

    Beijos

    ResponderExcluir