Profissão: Fotógrafo

by - março 21, 2014

eu

Você gosta de fotografia? Sim? Adora? Ama?? Ama mesmo? Quer trabalhar com sua grande paixão? Então vamos lá...

Quando a gente consegue trabalhar com aquilo que a gente mais ama, é uma delícia! É concretizar aquele ditado que diz que é unir o útil ao agradável. Mas diferente do que muita gente acha, o fotógrafo (profissional que ganha a vida fotografando) não fotografa apenas o que gosta, ou coisas bonitinhas, e pasmem, o que ele menos faz é "fotografar". Ele vai passar muuuuuito tempo atrás do computador editando, programando, redigindo contratos e falando com seus clientes, entre outras coisas bem diferentes de apertar um "botão". Claro! FOTÓGRAFOS não apertam botões...

O fotógrafo tem que conhecer muito bem sobre câmeras, lentes, flashs e outros acessórios, e compreender bem sua construção e funcionamento, assim como o que usar em cada situação. Entender sobre revelação, seja digital e analógica, iluminação, enquadramento, composição e muito mais. O profissional pode atuar em vários ramos, seu trabalho pode ser jornalístico, comercial e muitos outros.

É difícil definir o salário inicial de um fotógrafo. Dificilmente alguém emprega um fotógrafo inexperiente, a não ser que a pessoa seja muito bem indicada e, pra isso, você tem que ser muito bom desde o início. Fotografia é um dom que se aprimora com o passar do tempo. A maioria dos fotógrafos que conheço começou fazendo fotos de eventos sociais ou books, e o valor a ser cobrado vai variar bastante. Por exemplo, eu no Nordeste cobrava um preço. Aqui no Sudeste, eu cobro mais que o dobro. É o mercado. Também vai variar como você cobra, se cobra por hora, por evento e do resultado final do seu trabalho, se são fotos impressas, tratadas, no cd, álbum. Isso e mais uma série de fatores é que vai definir o preço final do seu trabalho.

Preciso de curso? De faculdade? Curso rápido ou curso técnico? Então, isso é uma questão bastante relativa. Meu marido fotografa muito bem e nunca fez curso nenhum. Aprendeu tudo sozinho. Eu fiz um curso básico de 5 aulas, das quais só fui à 3. Uma amiga minha fez um curso intensivo de quase 1 ano e as fotos dela não são boas. Então, isso vai variar de pessoa pra pessoa. Claro que se você fizer um bom curso, isso vai te dar mais base, mais conhecimento e quem sabe, até uma indicação pra uma agência, um estúdio.

Mas você pode aprender sozinho sim, ler e treinar bastante. Mas se você não sabe nada de fotografia, aconselho mesmo é a fazer um bom curso. Mas eu acho um curso universitário desnecessário. Enfim, vai da necessidade e vontade de de cada um. A profissão fotógrafo não é regulamentada no Brasil ainda, por isso, infelizmente, qualquer pessoa pode se dizer fotógrafo. O que vai classificar isso é o resultado do seu trabalho.

Como você pode trabalhar:

Área pericial: Documentar situações para investigações policiais e ações judiciais.

Audiovisual: Fazer direção de fotografia e produzir vídeos.

Arquitetura de interiores: Fotografar maquetes, ambientes e edifícios para publicações de arquitetura e decoração.

Banco de dados: Projetar, instalar e administrar arquivos de fotografas e material iconográfico em museus, instituições e centros de documentação.

Cobertura de eventos: Fotografar eventos sociais, como casamentos, festas e batizados.

Curadoria: Organizar e promover exposições em museus, galerias, centros de documentação e informação e eventos.

Estúdio: Fotografar produtos e modelos para moda, culinária, decoração, publicidade e venda de produtos.

Fotografia autoral: Fazer fotos artísticas, que são expostas em galerias, festivais e mostras.

Fotojornalismo: Fazer reportagem jornalística e editar fotografias para jornais, revistas, agências de notícias e sites.

Restauração e conservação: Pesquisar, desenvolver e aplicar técnicas para recuperar e conservar fotografias, cromos e filmes fotográficos. E muitas outras situações.

Quem pensa em trabalhar com fotografia, é bom dar uma olhada nesse link aqui

Créditos via

leia todos dE MARI

You May Also Like

2 comentários

  1. Eu gosto de fotografia, mas sou de admirar e não fotografar!
    Acho lindo quem tem o dom e quem trabalha com isso....
    arrisco umas fotos no blog e insta mas é só..

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, adorei a matéria!
    Minhas fotos são lindas, "bom todos elogiam rs" e eu não fiz curso de fotografia, porém amo fotografar e sou super curiosa, então busco sempre as informações na internet....ah já fiz um curso on line (pela uol) sobre fotografia! O curso é legal, é sempre bem vindo cursos on line, dicas de blog ;), amigos..enfim. Quando a gente gosta a gente corre atrás.
    bjus

    ResponderExcluir