5 dicas para administrar o seu dinheiro e conquistar a independência financeira

by - abril 02, 2014

0óculos2

Oi, gente! Tudo certo?

Muita gente acredita que o segredo para a independência financeira é ganhar muito dinheiro. Entretanto, mais do que  que ter um salário alto, é preciso saber administrar o seu dinheiro, caso contrário, nem todo o dinheiro do mundo será suficiente para você conquistar seu objetivo.

Por isso, hoje vim dar algumas dicas para você que sonha com essa conquista. Não importa se você ainda mora com seus pais, se mora sozinha ou até se conta com uma ajuda de custo nas suas despesas,  a independência pode ser conquistada por qualquer um.

♥ 1 Qual o seu padrão de vida?

Você precisa conhecer suas fontes de recurso e suas fontes de gastos. Assim, você saberá quando ganha e quanto pode gastar. Evite contrair dívidas e gastar mais do que tem.

♥ 2 Organize suas contas

Faça uma planilha com seus ganhos e gastos. Quando registramos nosso orçamento, por mais que seja de maneira simples, conseguimos visualizar nossa realidade financeira.

♥ 3 Estipule metas

Economize pelo menos 15% dos seus recursos. Ou então comece com pouco, nem que seja R$0,25 por dia. Economize para planos de curto, médio e longo prazo. Elabore recompensas financeiras. Assim você verá dinheiro como um meio e não um fim.

♥ 4 Tenha reservas para emergências

Aloque 5% do seus recursos para acontecimentos inesperados. Assim, você evita contrair dívidas que não estavam previstas no orçamento.

♥ 5 Cuidado com o cartão de crédito!

Você pode usar o cartão, mas com responsabilidade. Estipule um valor mensal que você pode utilizar e sempre quite o valor total no mês seguinte, os juros da fatura vão fazer a dívida se multiplicar caso você caia na estratégia de pagar só o valor mínimo. Não faça isso!

O cartão de crédito é utilizado para comprar de valores maiores e que necessitam de parcelamento. Ou então, alguma compra inesperada que precisou ser feita. Entretanto, nunca esqueça do seu planejamento! Não caia no jogo de levar o cartão de crédito para o shopping em um dia que você está deprimida, só causará gastos desnecessários e culpa depois.

O mais importante de tudo é ter disciplina e responsabilidade com o dinheiro. Mais vale você economizar R$100,00 reais ao ano do que não economizar nada. Cada um deve trabalhar com a realidade que possui e não tentar viver padrões financeiros aos quais não está preparado ainda. Não contraia dívidas baseada em suas emoções ou desejos repentinos. Entretanto, não se esqueça de aproveitar também. O dinheiro deve ser seu amigo e você deve fazê-lo trabalhar para você.

Gostaram das minhas dicas?  O que vocês fazem para alcançar a independência? 

Você pode me encontrar no: blogfacebook

leia todos de DUDA

You May Also Like

5 comentários

  1. Dicas ótimas Duda!
    Eu ainda não trabalho, mas quando começar quero anotar tudo, e para isso ja organizei meu caderninho de finanças :)

    ResponderExcluir
  2. Oie!!Acho que só um pouco organizada,nunca gasto mais do que posso e sempre marco em um caderno as contas que tenho.Não consigo guardar dinheiro sempre que guardo algum dinheiro no banco no outro mês aparecem mil coisas para eu fazer com o dinheiro.Cartão de crédito para mim é só para emergência mesmo.
    Beijoss http://orquídea negra/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu me arrependo muito de não ter começado a guardar dinheiro quando comecei a trabalhar. Eu gastava TUDO. Não podia ver alguma coisa legal que já comprava. E lembro que eu recebia por semana, então meu dinheiro não durava! :(
    Uma dica pra quem começou a ganhar graninha agora é realmente guardar um pedacinho do seu salário. Hoje to fazendo faculdade e o dinheirinho que gastei em besteiras tá fazendo falta :(

    ResponderExcluir
  4. Oi eduarda, adorei as dicas. Eu ainda não trabalho, mas uma coisa que eu faria pra organizar o cartão de crédito seria ter um caderninho eu anotaria o quanto eu posso gastar e as parcelas das compras. Pra poder calcular o que eu ja tenho para os próximos meses. http://falamaya.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. As suas dicas foram ótimas. Meu problema é que gasto muito mais do que posso... Principalmente com promoções de livros na internet.

    ResponderExcluir