Como ser feliz com o meu orçamento?

by - abril 11, 2014

0segura2

Oi, gente! Tudo certo?

Hoje vim falar sobre dinheiro e felicidade. Um assunto um tanto quanto polêmico, né? Incrível como a questão "controle financeiro" gera tanto desconforto nas pessoas e faz com que elas se sintam privadas dos prazeres da vida e infelizes.

Normalmente quando alguém vai fazer um orçamento já pensa logo em despesas que deverão ser cortadas e atividades que deverão ser restringidas. Entretanto, será mesmo que para ter um orçamento equilibrado só tem a ver com cortes e restrições?

Na hora de colocar as contas na ponta do lápis e repensar o seu orçamento você não deve apenas levar em consideração as contas que tem que pagar no fim do mês. Afinal, você não trabalha apenas para sobreviver e sim para viver! Portanto, o seu orçamento deve levar em conta sua satisfação pessoal, suas motivações e principalmente, sua qualidade de vida.

O que mais eu vejo é gente chorando porque não tem dinheiro para comprar a calça jeans dos sonhos (normalmente uns R$300,00) ou não pode ir naquela super balada em que vai estar todos os atores globais. É isto o que realmente te faz feliz? Ir ao shopping e poder gastar o tanto que você quiser é o que te faz feliz? Sinceramente, acho que não. Isso se chama prazer instantâneo e as pessoas confundem com felicidade. Eu mesma confundo!

Adoro comprar roupas e isso já fez eu gastar mais do que o necessário. Nunca gastei mais do que eu tenho, mas comprei coisas das quais não necessitava. Eu poderia ter guardado este dinheiro para um curso de escrita criativa, uma viagem com o namorado ou até para minha previdência privada.

Na hora de fazer seu orçamento deve haver sim diversão, lazer e dinheiro para você gastar com você mesma. É necessário. Todo mundo fica feliz gastando um pouquinho, né? Você só precisa rever seus critério e descobrir o que realmente te faz feliz na hora de gastar e o que te dá só aquele prazer instantâneo que depois de uma hora, duas, já passou e o dinheiro foi-se embora.

Analise os itens que você deseja, veja se eles combinam mesmo com a sua rotina,  se você vai aproveitar ou é só aquela vontade sem explicação e sem utilidade. Acredite, vai fazer muita diferença pra você no final do mês.

E vocês, costumam comprar muitas coisas que não usam? O seu orçamento te faz feliz?

Foto: @adnersoares

Você pode me encontrar no: blogfacebook

leia todos de DUDA

You May Also Like

9 comentários

  1. Gostando desses posts de finanças e louca para ter meu dinheiro logo :)

    ResponderExcluir
  2. Karine Clessia12 abril, 2014

    Eu também adoro! To numa fase que to precisando economizar! :)

    ResponderExcluir
  3. juliana khenberly12 abril, 2014

    adoro essas dicas pois ajudam muito
    nessa vida de dona do lar
    bezosssssssss

    ResponderExcluir
  4. Até que eu sou bem tranquila em relação a gastar dinheiro. Não sou mão fechada, mas também não gasto tudo de uma vez. Mas já vi mt gente falar que tá endividado e continua gastando mesmo assim.

    Bjs!
    http://falamaya.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Karine Clessia13 abril, 2014

    Tem que pensar duas vezes antes de comprar algo. Porque dinheiro vai embora rápido assim :(

    ResponderExcluir
  6. Preciso mesmo de dicas sobre finanças estamos reformando a casa e a cada dia temos mais despesas,preciso economizar para não fechar o mês no vermelho.Beijos
    Orquídea Negra

    ResponderExcluir
  7. Taizy Leda14 abril, 2014

    Eu amo economizar, a louca né?! hahaha. Como você abordou no post, sempre há algo mais útil que podemos gastar nosso suado dinheiro, viagens acredito que é um dos melhores investimentos. Sempre tento fazer um exercício antes de comprar, pergunto para mim mesma se realmente preciso daquilo, por mais barato que seja o produto. Li uma vez no blog da Thais Godinho uma frase super interessante e levo sempre comigo, "somos pessoas e não consumidores", as mídias tentam passar a falsa ideia de que gastando somos felizes e realizados, mas eu creio que os maiores prazeres estão nas coisas que não podem ser compradas, bem clichê né, eu sei haha.

    Beijão,
    http://pechinchacomestilo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Karine Clessia14 abril, 2014

    Eu acho que não vou demorar muito a fazer isso também :)

    ResponderExcluir
  9. Karine Clessia14 abril, 2014

    Ei Taizy. Eu realmente me sinto obrigada a falar sobre "os maiores prazeres estão nas coisas que não podem ser compradas". Com o tempo a gente aprende isso. E depois que passei a ver esse lado, percebi o quanto eu estava enganada. Mas nunca fui de gastar muito não, então te entendo :)

    ResponderExcluir