A dica de ouro para economizar dinheiro

by - maio 04, 2014

livros

Oi, gente! Tudo certinho? Hoje vim dar uma dica super simples mas que pode mudar completamente sua vida financeira: planejamento.

Proponho que você coloque no papel, no Excel, num caderninho ou no seu diário tudo o que você gasta e recebe durante um mês inteirinho. Isso mesmo. Sem mistério algum: apenas anote. Mesmo os gastos aparentemente inofensivos como o pãozinho de queijo da padaria.

Com este controle você terá algumas surpresas e descobrirá que até mesmo os gastos mais inofensivos, como esse pãozinho ou uma garrafa mineral que você comprou na rua porque esqueceu a sua em casa (e acaba se tornando um hábito!) pode ser o valor da sua poupança que você está deixando de preparar. Um real gasto por dia pode não ser nada, mas um real poupado por dia é muita coisa ao final de dez, vinte anos.

A nossa geração não tem se preocupado muito em planejar sua aposentadoria, mas eu acredito que você deva pensar nisso, sim. E o segredo para conquistar uma aposentadoria tranquila e a independência financeira ao longo de sua vida é o planejamento. Você precisa criar um sistema de controle de gastos e com tantos aplicativos, com o Excel a disposição, planilhas disponíveis na internet ou até mesmo um caderninho velho guardado no fundo da gaveta... você não tem desculpas! Ou melhor: não invente desculpas para nunca começar a se planejar. Esta é a pior coisa que você pode fazer para sabotar sua felicidade financeira.

Nada é melhor do que conhecimento. E saber para onde está indo o seu dinheiro todo mês, você consegue se planejar melhor, perceber onde está gastando desnecessariamente, quanto pode gastar, quando ganha, quanto pode economizar... Enfim, você terá um universo de possibilidades e escolhas pela frente e o importante é curtir esta jornada: sempre anotando tudo!

E aí, você anda economizando? Ou gastando demais?

Imagem: Karine Clessia

Você pode me encontrar no: blogfacebook

leia todos de DUDA

You May Also Like

5 comentários

  1. Estou amando esses posts sobre finanças.. não vejo a hora de começar a trabalhar!

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  2. Eu sou o consumismo em pessoa.
    Já tentei milhões de vezes parar de gastar com isso ou aquilo e juntar dinheiro, mas eu não consigo. Comprar me faz bem, certo que ultimamente eu ando gastando pouco. Bem menos do que antes, aliás isso é um milagre '-'

    Mas é só ver alguma coisinha na net que chega bate aquela vontade louca de comprar sabe, ai eu vou e digo para mim mesma: "você não precisa disso, então pare que não vai comprar isso" (estou ficando louca falando comigo mesma)

    Até que está dando resultado, agora vejo se realmente vou precisar antes de comprar algo, só que as vezes uma coisinha fofa aparece ai não resisto. Vou fazer isso que você falou, do planejamento num caderninho. Tenho até medo de ver quanto gasto por mês.

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  3. Isso faz uma grande diferença em nossas vidas. Até mesmo porque hoje em dia nada custa mais apenas um real não é mesmo? :D Uma Coca-Cola 4 reais, um pastel + 4 reais e por aí vai. No fim do dia é fácil ter gastado uns 20, 30 reais. Minha mãe estava anotando tudo, precisamos voltar com isso.
    Outra coisa é comprar tudo no mercado na hora que vamos fazer as compras tipo do mês, porque no mercado é bem mais barato. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Karine Clessia05 maio, 2014

    Verdade. Adotei algumas medidas pra poder economizar também. E faz uma diferença imensa. :)

    ResponderExcluir
  5. Karine Clessia05 maio, 2014

    Espero que você consiga economizar mais e mais. Isso é importante. Tenho certeza de que, no final, você não irá se arrepender!! :)

    ResponderExcluir