Edição retrô no Photoshop

by - maio 03, 2014

Hoje em dia, quem é que não gosta de uma edição retrô nas suas fotos? Esse tipo de filtro ficou muito comum com os milhares de aplicativos para smartphones, principalmente o Instagram. Também tem muitos sites que fazem isso (farei um post futuramente) e ainda algumas câmeras compactas que já vem com esses filtros. Mas nada se compara a ter a edição do nosso jeitinho, com nosso controle das cores.

Primeiramente, você precisa ter o Photoshop. Caso não o tenha, não se preocupe em serial, nada. Baixe um portátil e seja feliz. Aqui tem dois links (um e dois). Caso não funcione, é muito fácil achar no google programas portáteis, pois, às vezes, a configuração do pc faz um ou outro programa não funcionar. Vamos ao Photoshop então?

Abra a foto no programa e, nas camadas de ajustes,  abra a caixa de curvas. Ajuste o modo de mesclagem da camada de curvas para cores.

tuto 1

 Agora vamos mexer nas curvas e alterar as cores da imagem. Essa coloração diferenciada é que caracteriza as fotos retrô. As curvas possuem 3 modos de cores, o vermelho, o verde e o azul. Quando você clicar em cada modo de cor, aparece um gráfico no qual você só altera aquela determinada cor. É só dar um clique na linha que aparece um ponto, e com esse ponto, você arrasta a linha. Tente fazer gráficos semelhantes aos do exemplo, ou mude conforme seu gosto:

tuto3

 Depois de ajustar as cores, é hora de adicionar um pouco (ou muito) de ruído. Lembre que a camada da foto deve estar selecionada, e não a camada de curvas. Vá no menu filtro, ruído, adicionar ruído. Configure a seu gosto.

1

 Agora vamos adicionar uma vinheta. Menu filtro, correção de lente. Siga as configurações do exemplo, ou mude conforme o seu gosto:

2

4

Quando você colocar a vinheta, as cores da imagem mudam um pouco por causa da vinheta. Vá fazendo testes. E todas essas configurações mudam conforme as fotos originais. Não há uma configuração pronta.

antesedepois

E aí, o que vocês acharam? Gostaram?

leia todos dE MARI

You May Also Like

3 comentários

  1. Eu tenho esse Photoshop no meu notebook, e computador também. Porém já faz um tempinho que não uso, não gosto muito de usar programas pesados como esse, só uso mesmo quando é alguma edição que tem que ser bem trabalhada e profissionalizada, mas adorei o efeito e com certeza usarei em alguma fotografias brevemente, e volto para dizer o que achei do meu resultado obtido.
    Gostei bastante do tutorial, gosto muito de me atualizar nesses tutos de edição, para uma blogueira é sempre bom não é mesmo!? Haha. Bom, adorei o post!
    Ah, estou começando agora na blogosfera, poderia me dar uma força? Visita lá o blog, e se gostar segue-o? Iria ajudar bastante, aguardo seu comentário lá no blog.

    Beijos!
    letiiciaamaral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Karine Clessia04 maio, 2014

    Obrigada, Letícia, por deixar sua opinião.

    ResponderExcluir