Preciso diminuir quanto gasto no cartão de crédito! E agora?

by - maio 27, 2014

blogueira karine clessia- dicas pra blogs6

Oi, gente! Tudo certinho?

Toda semana estou aqui mostrando formas e dicas de economizar e organizar seu orçamento pessoal, não é mesmo? Entretanto, às vezes deixamos de levar em conta um ponto muito importante do nosso orçamento: as despesas com o nosso cartão de crédito.Todo mundo hoje em dia possui um cartão de crédito, mesmo que com um limite baixo. E este limite não nos impede de gastar o que não temos por mais que os juros do cartão sejam altos.

Diferente do que muita gente diz, o cartão de crédito não é o seu inimigo, mas o uso indiscriminado dele, é. Então, como reduzir estas despesas e torná-las saudáveis financeiramente?

O primeiro passo para ter um controle melhor de suas despesas é avaliar quantos cartões de crédito você possui. O ideal é não ter mais do que dois (já sendo muito!). Se você tiver mais do que isso, avalie qual banco possui os melhores benefícios e taxas e descarte todos os outros cartões.

Após este primeiro momento, passamos para fase de análise das faturas. Para isso, observe o detalhamento de cada uma e classifique suas despesas, como por exemplo: salão de beleza, vestuário, alimentação, combustível, etc. Com esta classificação você vai conseguir identificar as despesas essenciais e as supérfluas e perceber onde está pesando mais o seu bolso.

Depois de fazer isto estipule a meta de não comprar mais nada supérfluo até estar livre de dívidas. Ou seja, gaste no cartão apenas o que é estritamente necessário. Vale avaliar aqui se o combustível e a alimentação, por exemplo, não podem ser pagas a vista ao invés de deixar para o outro mês. O ideal é manter o máximo possível no débito e o mínimo no crédito (e não caia na furada de pagar o valor mínimo da fatura NUNCA!). Além disso, evite levar o cartão de crédito se você for dar um passeio no shopping e souber que não consegue se controlar. Assim você evita gastar o que não tem com coisas que não precisa.

Este reeducação não é algo que você vai conseguir fazer do dia para noite, mas o importante é ir mapeando os seus gastos para saber onde é seu ponto fraco. E também perceber quais despesas podem ficar no débito automático a fim de evitar utilizar o crédito. O cartão de crédito é feito para realizar compras de emergência, parcelar uma passagem de avião (caso você tenha que viajar de última hora, por exemplo) ou fazer alguma compra muito necessária (como uma nova geladeira porque a sua estragou). A maioria das suas despesas podem ser previstas, controladas e planejadas (e eu já ensinei que deve ser separado um dinheiro para diversão e emergências). Portanto, o cartão de crédito não deve ser algo essencial na sua vida e sim uma ferramenta para um momento extraordinário.

Espero que minhas dicas tenham ajudado! Como vocês controlam seus gastos no cartão? Contem pra mim!

Você pode me encontrar no: blogfacebook

leia todos de DUDA

You May Also Like

9 comentários

  1. Eu uso cartões só em último caso mesmo! Quando eu preciso muito de algo e não tenho dinheiro na mão. E também só gasto no que preciso. Nunca paguei salão, cosméticos nem nada disso no cartão. Até pra comprar na internet eu prefiro pagar no boleto bancário se tiver essa opção...
    Por outro lado, cartão é bom em viagens e também para acumular milhas.

    Muito bacana o post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Karine Clessia27 maio, 2014

    Obrigada, Ana ♥

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post. Aprendi da pior forma como economizar no cartão, mas isso me ajudou muito, hoje só tenho despesas necessárias no cartão, tirei eles até da carteira. Muitas pessoas tem dificuldade ainda e precisa de dicas como a sua.
    Beijos.
    www.maeeucresci.com

    ResponderExcluir
  4. Karine Clessia27 maio, 2014

    Bia, que bom que deu tudo certo pra você, mesmo que tenha dado errado no início. Mas é assim mesmo. :)

    ResponderExcluir
  5. As pessoas acabam comprando demais nos cartões e depois saem falando mal ne?
    Sou muito controlada.. nunca extrapolei nem nada! Tenha há 5 anos já :)
    Ótimas dicas..

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  6. Karine Clessia27 maio, 2014

    Eu também me considero bem controlada :)

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho 10 cartões de créditos e é complicado não gastar demais quando se tem no que gastar, haahahahaha. Sem contar que eu tenho 10 gatos, estamos em reforma, temos que comprar móveis e eletrodomésticos e assim por diante. Fica bem complicado mesmo. Mas gostei das dicas.

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Ah linda nem me diz isso viu. Tô morrendo de medo. Esse mês abusei do meu cartão veio super alto. Sabe que eu fiz? Peguei e escondi ele,assim não vou saber onde está então não irei comprar nada. Minha irmã é formada em financia, então ela vive dizendo que é bem melhor comprar á vista e perdi desconto é sempre uma boa dica.

    Beijos,
    @maahmusic
    www.maahmusic.com

    ResponderExcluir
  9. Também não vejo os cartões de crédito como inimigo. Eles me ajudam muito na hora de parcelar uma compra ou algum imprevisto, basta saber usar!
    As dicas estão ótimas, ontem fiz um post sobre como você controla seus gastos?
    Se alguém quiser conferir tem até uma planilha que utilizo para controlar meus gastos e acho bem legal e útil e vai ajudar você a se organizar ;)
    beijos

    ResponderExcluir