4 livros sobre finanças pessoais que você PRECISA ler

by - junho 06, 2014

livros sobre finanças pessoais

Oi, gente! Tudo certinho? Ainda na onda de listas hoje eu venho com quatro livros que eu super recomendo a leitura para quem quer entender melhor sobre esse mundo financeiro e se educar para cuidar melhor das próprias finanças. Como eu adoro ler, sempre entendo melhor alguma coisa quando leio um livro sobre ela. Então, lá vai:

1. Mulheres boazinhas não enriquecem

Foi um dos primeiros livros que eu li sobre o assunto dinheiro e achei incrível. A linguagem é fácil e dinâmica e as dicas são ótimas. Além disso, a melhor parte é que o livro é voltado para o público feminino mesmo e as questões financeiras mais comum às mulheres. Afinal, homens e mulheres tem pensamentos diferentes e um jeito diferente de ver a questão do dinheiro. Sendo assim, nada mais justo do que um livro voltado para cada um, né?

É difícil explicar o porquê eu gostei tanto desse livro, mas o que eu posso dizer é que as dicas me ajudaram bastante e se você é leiga no assunto e decidiu começar a cuidar de suas finanças, é um bom ponto de partida.

2. Quem pensa enriquece

Ainda estou lendo este livro porque é mais complexo que o primeiro. Vou lendo assim, com calma, para fixar bem as ideias propostas nele. É uma mistura de ensinamentos sobre finanças, autoajuda e motivacional. Loucura, né? Mas o livro me ganhou porque ensina uma "fórmula mágica" para você ganhar dinheiro.

Ainda não cheguei ao fim para saber qual é, mas todo mundo que já leu, disse que vale a pena. Mas uma coisa que eu já entendi no livro é que não existe fórmula mágica e você precisa trabalhar muito mesmo, só que a diferença entre pessoas ricas e pobres é que as ricas acreditam ser merecedoras de ganhar dinheiro.

Pra mim, só esta dica já valeu o livro! Porque quando a gente para pra pensar sobre isso, não vale só para a questão financeira, né? Às vezes a gente coloca tanto pensamento negativo na cabeça, ficamos pensando que só os outros conseguem e nós não... E eu acredito que acabamos passando uma mensagem de que "não merecemos isto" para o universo. Bom, o livro ainda está no começo pra mim, mas eu acredito que vale a pena ser lido. Pois além de ser um dos mais vendidos de todos os tempos, muita gente rica e famosa usou as lições aprendidas nele. Então, o que custa, né?

3. Casais inteligentes enriquecem juntos

Por mais que pareça um pouco clichê, eu quero ler este livro! Como estou namorando e já pensando em casar, acho importante que a mentalidade financeira do casal esteja em sintonia. Esses dias vi um amigo meu (que está noivo) lendo este livro e ele super me recomendou. Com isso a minha vontade de ler só aumentou! Nem preciso dizer, né? hahaha

Como ainda não li, não posso dar minha opinião. Mas como está na minha lista de leitura, resolvi recomendar para vocês também.

4. Os segredos da mente milionária

Este livro eu já li e adorei! O mais legal é que ele realmente dá dicas importante e fáceis de colocar em prática. São dicas que servem tanto pra quem consegue economizar um real por mês quanto pra quem consegue economizar mil. Ou seja, não tem desculpa: educação financeira e investimento são para todos! A gente tem que começar de um jeito, né? Se você sempre esperar a situação ideal para começar alguma coisa, nunca vai começar. E essa é a verdade.

Sendo assim, o livro sugere porcentagens para cada caixinha da sua vida (educação, investimento, doação, poupança, essas coisas). Claro que pra quem não ganha muito vai ser mais difícil, mas como eu disse, nem que você coloque um real em cada caixinha ou divida esse um real em todas as caixinhas (contando as porcentagens, no caso).

Eu nomeei minhas próprias caixinhas de acordo com a minha necessidade e separei as porcentagens de acordo com as minhas possibilidades, mas estou tentando fazer e sugiro que vocês tentem também. Confie: mal não vai fazer! Aprenda a ganhar, gastar, investir e poupar. Todos os quatro são importante para a sua saúde financeira, não basta apenas economizar, este não é o segredo para a riqueza e muito menos para a felicidade!

Gostaram dos livros? Já leram algum? Quais estão na sua lista para leitura e lista de preferidos? Contem pra mim!

Você pode me encontrar no: blogfacebook

leia todos de DUDA

You May Also Like

6 comentários

  1. Dicas muito boas... conhecia 3 desses e sempre ouvi falar bem *-*
    Dicas ótimas...

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Karine! Oi, Duda!

    Ah, adorei as dicas! Vinha procurando por livros com esse tema para ler e já anotei aqui! Adorei esse "Mulheres boazinhas não enriquecem"! Vou procurar! :)

    Beijos,
    Inara
    www.lerdormircomer.com.br

    ResponderExcluir
  3. Karine Clessia06 junho, 2014

    Espero que você goste, Inara :D

    ResponderExcluir
  4. Acho que já ouvi falar do último livro e lendo o seu comentário fiquei com vontade de ler hahaha Adorei as dicas, até favoritei pra depois pesquisar com mais calma ♥

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Karine Clessia07 junho, 2014

    ♥ Boa sorte na leitura! :)

    ResponderExcluir
  6. Entraram pra minha lista de desejos haha
    Preciso muuuito me controlar, minha mãe sempre diz "você gasta demais" e eu tento controlar mas não vai, e também não consigo guardar dinheiro :(
    Enfim, vou fazer como você falou e começar pelo "mulheres boazinhas não enriquecem".
    Beijos

    ResponderExcluir