Resenha: Extraordinário

by - julho 26, 2014

resenha extraordinario

Segundo o dicionário extraordinário significa: 1. Fora do comum./2 Adicional, suplementar./ 3 Admirável, espantoso, grandioso. Palavras que podem classificar este livro. Quer conhecer uma história extraordinária? Então vem mergulhar comigo no mundo de August Pullman.

Extraordinário conta a história de August, o Auggie, que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, a doença é tão rara que nem um nome ela tem. Durante os anos Auggie passou por várias cirurgias e complicações médicas e por este motivo ele nunca frequentou uma escola de verdade, pelo menos não até agora. Os pais de August acreditam que ele finalmente está preparado para sair do seu casulo e ir para a escola, porém há algo que poderá complicar tudo: além de Auggie ser aluno novo - e todos nós sabemos como isso é difícil -, ele tem o rosto diferente de todas as outras crianças e elas costumam ter uma reação um tanto "mal educada" quando veem o rosto dele e isso assusta tanto o menino, quanto os pais dele. Agora Auggie tem uma grande missão, provar para as crianças do colégio particular que ele é um menino igual a todos os outros, apesar da sua aparência.

R.J Palacio merece palmas  por escrever um livro incrível com uma leitura que flui calmamente, sendo narrada não apenas pela visão do Auggie, mas também de toda a sua família e amigos, onde nós podemos nos aproximarmos mais da história e sentimos melhor como todos se sentem em relação ao menino. É uma história linda de superação e força.

Um detalhe do livro que vale ressaltar são os preceitos do Sr. Browne, o que seria isso? Frases que você tenha lido e gostado ou alguma criada por você. No final do livro há um apêndice com todos os preceitos dele e de alguns alunos. A do Auggie é uma das minhas prediletas: "Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."

Extraordinário irá fazer você refletir sobre a sua vida. Muitas vezes reclamos em como nada da certo, como nossa vida é uma droga e bla bla bla, quando na verdade há pessoas que passam dificuldades bem maiores do que nós, eles levantam todos os dias preparados para a batalha que terá durante o dia e não reclamam se algo ruim acontecer. Auggie sabe que ele é diferente, sabe o que as pessoas acham dele, porém prefere não se importar tanto, pois sabe que será pior. É uma grande lição que aprendemos com ele e devemos levar para o resto das nossas vidas.

Vocês já leram Extraordinário? Ficaram com vontade de ler? Me contem.

Foto: Naiara

leia todos dekarine monteiro

You May Also Like

5 comentários

  1. Sempre vi muito esse livro, mas nunca havia lido a resenha de fato! Gostei bastante, e estou curiosa pra ler como o tema será abordado :)
    Lhe convido a conhecer meu blog, tem post novinho sempre! :)

    Jenni Karolyne
    http://www.jennikarolyne.com

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é maravilhoso! Foi uma das melhores leituras que fiz até então. Acho que todos deveriam ler.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu já li Extraordinário e ao ler sua resenha relembrei do quanto o livro é bom, de verdade. Você me fez lembrar de cada detalhe do livro e dos preceitos, aaaahhh, os bons e velhos preceitos ♥♥♥
    Ainda sinto uma leve falta do livro, pois eu peguei emprestado de um amigo, ou seja, não posso vê-lo todo dia na minha estante D: (Depressivo, não?)
    Amei a resenha. Parabéns!

    Beijos.
    Visite: Coisas do Tempo

    ResponderExcluir
  4. Karine Monteiro28 julho, 2014

    Manuella, fico feliz que tenha gostado da resenha. Os preceitos são os incríveis, né?

    ResponderExcluir