Resenha: O Chamado do Cuco

by - julho 12, 2014

resenha o chamado de cuco

Robert Galbraith é o cara! Não sei se posso compará-lo com Conan Doyle, mas ele é tão incrível quanto. Eu amo livros do gênero policial e se pudesse, até casava com o Sherlock Holmes de tão incrível que ele é. E Cormoran Strike não fica para trás não, ele também é incrível!

Antes de falarmos sobre personagens tão cativantes e um livro tão incrível, falaremos sobre esse tal de Robert que conquistou meu coração. Para quem não conhece, Robert Galbraith trabalhou vários anos com a Polícia  Militar Real, sendo anexado ao SIB (Special Investigative Branch/ Investigação Especial). Ele deixou o exército em 2003 e vem trabalhando no ramo de segurança civil desde então. A inspiração do personagem principal de sua história vem de suas próprias experiências e as de seus amigos militares que voltaram ao mundo civil. Robert Galbraith é um pseudônimo, mas depois falaremos sobre isso.

"Por que nasceste com a neve em flocos?
Devias vir ao chamado do cuco
Ou com as uvas verdes nos cachos
Ou quando andorinhas são bandos
Em voo para distante
Do verão agonizante


Por que morrer nas tosquias dos anhos?
Devia ser quando caem os frutos
Quando os gafanhotos se inquietam
E os trigais molhados se eriçam
E velam ventos arfantes
Doçuras agonizantes"
Christina G. Rosseti, "Um Lamento" (epígrafe de O Chamado do Cuco).


O Chamado do Cuco gira em torno da morte de Lula Landry, uma modelo problemática que caiu de uma varanda coberta de neve, acredita-se que ela tenha cometido suicido. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide contratar um detetive particular, chamando Cormoran Strike por ter sido amigo do seu irmão, Charlie, que faleceu em um acidente quando ainda era criança. Strike é um veterano de guerra, ferido fisicamente e psicologicamente, e sua vida está fora dos eixos. Sendo assim, ele aceita trabalhar no caso de Lula Landry, afinal iria lhe garantir uma sobrevida financeira. E quanto mais ele mergulha no mundo complexo da jovem modelo, mais sombria as coisas ficam.

Eu sou suspeita para falar, mas este livro é perfeitamente bem escrito. Há personagens bem construídos e cativantes - Robin é simplesmente um amor de pessoa e, com toda a certeza, tem um dos sonhos que a gente sempre teve: ser detetive. Vai falar que vocês nunca sonharam com isso? Me identifiquei bastante com ele nesse sentido, a curiosidade de saber o que vai acontecer e de como é o trabalho de um detetive. Por sorte, ele teve o gostinho de poder se tornar a assistente de Cormoran. Strike, nos primeiros minutos, parece ser um cara um tanto rude, mas aos poucos ele nos vai conquistando. Impossível não desejar que ele possa morar em um lugar decente, conhecer uma mulher legal e casar-se com ela. Infelizmente essa não é a realidade dele, mas espero que ele encontre alguém que posso preencher o seu coração. Além disso, Strike é um ótimo detetive. Consegue trabalhar em um caso que nem a policia conseguir encontrar o culpado, juntando cada detalhe que parece ser insignificante.

Aliás, Robert consegue nos fazer suspeitar de todos e no final nos surpreender com quem teria sido o assassino de Lula, cada detalhe que você nunca teria imaginado que faria diferença no final. Se me permitem repertir: Robert Galbraith é "o cara"! E é o cara incrível criado por uma autora incrível, J.K Rowling! Sim, eu sei que vocês já sabiam que o Robert é na verdade um pseudônimo da J.K, mas eu gostaria de escrever essa resenha me referindo a Galbraith pelo menos motivo que a tia Jo criou ele: não ter aquela pressão por ela ser autora de Harry Potter. Mas sim por ser um livro bom e mostrar que ele pode vender sem ter um nome de peso na capa.

Robert/J.K (falando em J.K, já leram o novo conto de Harry Potter que ela disponibilizou no Pottermore? Se quiserem posso vir contar o tamanho da minha emoção lendo-o, hahaha.) é incrível. Leiam O Chamado do Cuco o mais rápido possível que vocês não irão se arrepender.

Foto: Lana Estante

leia todos dekarine monteiro

You May Also Like

3 comentários

  1. Tenho muita vontade de ler esse !!
    Não sabia da vida do autor, muito bom mostrar isso aqui :)

    ResponderExcluir
  2. "Amei ! Com toda certeza vou ler ... ;)"

    Menina X

    ResponderExcluir
  3. Karine Monteiro14 julho, 2014

    Menina X que bom gostou, fico feliz.

    ResponderExcluir