Resenha: O Oceano no Fim do Caminho

by - julho 04, 2014

o-oceano-no-fim-do-caminho-nng

Eu sou apaixonada por Coraline, o filme já que ainda não li o livro e por causa disso sempre tive uma curiosidade enorme em ler um livro do Neil Gaiman. Sim amigos, eu nunca havia lido um livro do Neil, mal sabia eu que estava perdendo uma grande oportunidade nesta vida. Neil Gaiman é simplesmente incrível e O Oceano no Fim do Caminho já ganhou um espaço no meu coração.

O Oceano no Fim do Caminho é a lembrança de um homem sobre a sua infância. Após a morte de seus pais, ele volta a cidade onde morou e a fazenda da família Hempstock onde senta-se em um banco próximo ao oceano no fim do caminho e lembra-se do que houve há quarenta anos atrás, quando ele tinha apenas sete anos. Os tempos eram difíceis e seus pais decidiram que o quarto do alto da escada seria alugado. Um dos inquilinos foi o minerador de opala, que certa noite roubou o carro da família e cometeu suicídio. Assim o homem despertou forças que não são deste mundo e que jamais deveriam ter sido perturbadas. Despertando um horror que passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas que viviam ali. Todos viviam em perigo, especialmente sua família. Para defender seus entes queridos e colocar ordem no mundo o obrigou a recorrer à única salvação possível: as três mulheres Hempstock que moravam no fim do caminho.

Neil Gaiman não nos revela o nome do personagem principal, porém a história é tão envolvente e bem escrita que você só vai se lembrar que não sabe o nome do personagem quando terminar o livro. Eu só percebi quando fui contar a história e cadê o nome do personagem principal? É um detalhe que, para mim, não fez diferença na história e que não a prejudicou de maneira nenhuma. A narrativa em primeira pessoa ajuda com o fato do menino não ter nome. É bem escrito, não é aqueles livros com narrativa chata e maçante, mas sim simples e fácil da leitura fluir. A história conta com aspectos mitológicos e é cheia de magia e aventura. Em alguns momentos cheguei a acreditar que tudo não se passava da imaginação de uma criança.

Um dos pontos que eu mais gostei é perceber a ingenuidade das crianças. Em um dos capítulo o narrador chega a dizer que se fosse nos tempos de hoje, com mais de quarenta anos nas costas, ele teria tido uma visão diferente sobre este acontecimento.

O Oceano no Fim do Caminho é um livro incrível e fiquei muito feliz por ter se tornado um romance, ao contrário da ideia inicial que seria um conto.

Vocês já leram algum livro do Neil Gaiman?

Foto: Karine Monteiro

leia todos dekarine monteiro

You May Also Like

2 comentários

  1. Esse livro tem chamado minha atenção..
    Já li algumas resenhas e iria ser legal ler um livro sem o nome do personagem rs
    ótima resenha

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  2. Karine Monteiro07 julho, 2014

    Camila, que bom que gostou da resenha. Obrigada.

    ResponderExcluir