Resenha: Abóboras ao Vento

by - agosto 02, 2014

livro-aboboras-ao-vento-evandro-barreto-7803-MLB5286283657_102013-F

Você quer estudar marketing ou publicidade e propaganda? Então você tem que ler esse livro! Abóboras ao Vento de Evandro Barreto fará você se encantar ainda mais por esse mundo criativo.

Abóboras ao Vento engloba os conceitos de publicidade, traçando o caminho do Brieffing até a veiculação da campanha. Foi inspirado na mesma expressão de origem incerta. A expressão: “Abóboras ao Vento” se refere aos comerciais bem produzidos, mas que não foram bem planejados se tornando ineficazes. Valorizam mais a beleza e produção do que a mensagem, prejudicando a fixação da marca ou produto. Ao longo da narrativa, o autor relata suas experiências como um profissional da área de atendimento. Apesar de relatar experiências pessoais, não se trata de um livro autobiográfico. O autor faz uma explanação geral sobre o funcionamento de uma agência de Publicidade. Discorre desde a fase de atendimento, passa pela criação do anúncio, o planejamento, a mídia e vai até a veiculação final da campanha. Evandro Barreto também conta sua experiência como produtor do show de rock: Rock in Rio. Em sua narrativa, Evandro Barreto aborda os seguintes aspectos da propaganda: a propaganda como profissão, como negócio, como técnica e como manifestação criativa. (Skoob)

Eu amo toda e qualquer profissão que envolva criatividade e quando descobri que na grande do meu curso técnico teria marketing, eu simples flutuei de felicidade. E para começar o semestre com a corda toda, já teve indicação de livro que cairia em prova: Abóboras ao Vento.

O título já chama atenção por si só e instiga nossa curiosidade. Depois de ler algumas páginas aqui e ali é impossível não querer levar ele para casa e ler todas. O livro explica alguns conceitos de publicidade e propaganda de forma clara e divertida, com vários exemplo simples e que estão presentes no nosso cotidiano. Além, é claro, das experiências do próprio autor.

O destaque maior do livro, com certeza, vai para o Rock in Rio, evento que todo mundo quer ou já quis ir. Eu nunca tinha lido nada sobre a história do evento e foi muito legal saber como que foi a realização do primeiro. Inclusive saber dos perrengues que envolver a realização de eventos. Contudo no final a gente da um jeitinho e tudo da certo.

Para deixar vocês com gostinho de quero mais, o comercial do whisky Passport com David Niven produzido por Evandro.



A parte triste de tudo é a seguinte: o livro parou de ser publicado. Só será possível encontra-lo em Sebos, tem na Estante Virtual, mas o preço ta um pouco salgado.

Foto: Mercado Livre

Alguém aqui quer seguir a carreira de publicitário? O que acharam da resenha? Comentem!

PS: pergunta rápida: vocês gostariam de ler sobre eventos literários, como Bienal do Livro, lançamentos de livros, eventos de editoras etc?

leia todos dekarine monteiro

You May Also Like

2 comentários

  1. Muito bacana a resenha, já deu para ter uma ideia geral do Livro!!

    ResponderExcluir
  2. Mano qual curso técnico vc fez e qual professor era o seu?
    Pq eu faço logística na Etec e o meu professor é o marciano e ele passou esse livro para a prova e eu fiquei igual a vc inacreditavel

    ResponderExcluir