Resenha: O Doador de Memórias

by - setembro 27, 2014


Quem lembra do post sobre o Primeiro Grande Evento da Paris Filmes? Depois de visitar o evento, eu fiquei louca para ler O Doador de Memórias e lógico que corri para uma livraria/um site comprar o livro antes que lançasse o filme.

O Doador de Memórias conta a história de um mundo aparentemente ideal onde não existe dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não existe amor, desejo ou alegria genuína. Os habitantes da pequena comunidade, satisfeitos com suas vidas ordenadas, pacatas e estáveis, conhecem apenas o agora - o passado e todas as lembranças do antigo mundo foram apagados de suas mentes. Uma única pessoa é encarregada de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz idéia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado.

O livro é simplesmente incrível. Além de ser uma distopia um tanto incomum, não é aquele tema ao qual estamos acostumados a ler em distopias que envolver revoluções, guerras e afins, a narrativa flui de forma bem leve.

O Doador trata dos assuntos da sociedade com sensibilidade e delicadeza. É incrível como conseguimos ser introduzidos na história e descobrir o que o mundo escondeu de nós durante tanto tempo. É incrível como você sente que realmente está recebendo a memória dos doador e finalmente conhecendo as cores. O desfecho do primeiro livro, é incrível. É diferente do que estamos acostumados a ver, não há nenhuma guerra que irá levar a morte de milhões de pessoas. Este aspecto fez com que o livro se torna-se um dos meus prediletos do ano.

Livro vs Filme

Eu sou uma das pessoas mais chatas quando o assunto é adaptação de livro. Sim, eu sei que não é possível que um filme seja cem por cento leal ao livro, mas cá entre nós, há aspectos importantes que precisam ser mantidos. Por esse motivo, eu não consigo gostar dos filmes de Percy Jackson. E o Doador de Memórias ocorreu a mesma coisa, muitos aspectos diferente, contudo foram alguns aspectos que não fizeram com que eu não gostasse o filme , na verdade não houveram muito impacto na minha decisão final, e sim, eu amei o filme.

O que há de diferente e me incomodou? O número do Jonas, não vi necessidade em mudar o número dele, até porque o fato do número indicar que ele foi o decimo e segundo a nascer no ano, apesar de não explicarem isso no filme, não deveriam ter mudado o número. A profissão da Fiona, tudo bem, eu entendo que colocaram ela como criadora para poder rolar uma cena de ação e romance bem legal envolvendo-a, mas me incomodou (sou chata mesmo!).

O que há de diferente  e não me incomodou? As cenas de ação! Eu concordo que o filme ficaria um pouco parado se não houvessem essas cenas (e as de romance também!). Tudo bem que essas cenas só foram possíveis, porque também mudaram a idade dos personagens (adicionar esse item que categoria de me incomodou), apesar de idade ser algo que me incomoda, não fiquei tão chateada com a mudança.

E, por último e o melhor de todos, as lembranças. O modo como foram introduzidas as lembranças do filme foram sensacionais. Sério! É de emocionar. As cenas são delicadas, sensíveis, simples, mas cheias de emoção, do jeitinho do livro. Se pudesse resumir todo o significado da história seria esse, as lembranças.

Ufa! Acabou, demoro para fazer resenhas e quando faço, ficam enormes! Alias, tenho vários livros para resenhar, qual vocês desejam que seja o próximo: O Retrato de Dorian Gray, O Apanhador de Sonhos, Adultos Sem Filtro, Gênesis ou Dias de Sangue e Estrelas? Escolham!

Vocês já leram/assistiram o doador? O que acharam da história? Me contem.

You May Also Like

6 comentários

  1. Eu estou com muita vontade de ler..
    Quero ler antes do filme *-*

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  2. Sabe que eu não conhecia esse livro até ver que estava nos cinemas?! Achei super interessante a história e me deu vontade de ler o livro antes de ver o filme!! Eu amo ler! E para não ficar mto crítica nos filmes eu prefiro dar um tempo entre a leitura e assistir o filme...assim dá um tempo de esquecer um pouco e não criticar mto o filme!! como sou bem esquecida super funciona comigo Ka!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tento fazer isso, mas sempre que começo a assistir o filme vem um trilhão de lembranças do livro. Alguns filme eu ainda consigo amar, outros nem tanto. Beijos

      Excluir
  3. Você me deixou com vontade de ler o livro!!! Vou comprar :)

    Segue lá no blog, já tô seguindo aqui :*
    www.blogdaiannuzzi.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre, leia e depois me conte o que achou. Beijos

      Excluir