Resenha: O Apanhador de Sonhos

by - outubro 18, 2014




Ao longo da minha vida, sempre tive boas impressões sobre as histórias do Stephen King, influenciada pelas adaptações dos seus livros em série e filmes me apaixonei pelas histórias do autor, contudo sabendo que as adaptações não costumam ser cem por cento fiel (e nem é possível que sejam!), resolvi mergulhar nos livros do Stephen. A primeira obra que li dele foi O Apanhador de Sonhos.

Em O Apanhador de Sonhos, o cenário é a pacata cidade de Derry, no Maine, cida onde mora quatro garotos que presenciam uma cena chocante: Duddits, um menino portador de síndrome de Down, é torturado por uma gangue de adolescentes. Num ato de coragem os quatro conseguem salvar a vida do indefeso menino. O que os amigos não ficam sabendo é que Duddits é um menino especial, com poderes para penetrar na mente de outras pessoas e compartilhar pensamentos e lembranças. Uma espécie de apanhador de sonhos. Em pouco mais de duas décadas, esse encontro será fundamental para salvar a vida de toda uma cidade.

25 anos depois, os quatro, agora homens, mais uma vez se encontram diante de uma cena que os atormenta. Um homem aparentemente perturbado solta frases desconexas sobre luzes vindas do céu. Em meio à noite, os sussurros soam como uma terrível profecia que se concretiza. Seres alienígenas invadem a cidade de Derry, matando gente, bichos e vegetação. Assim como o apanhador de sonhos, capturam mentes. Menos a de Duddits. E ele, que tem a mesma capacidade especial dos asquerosos e malignos extraterrestres, será o único que poderá salvar a cidade dos alienígenas e, conseqüentemente, impedir que agentes do FBI levem a cabo o plano de dizimar toda espécie viva da região e afastando, definitivamente, a ameaça que veio do espaço.


A minha primeira impressão com um livro do Stephen não foi uma das melhores, confesso que me arrastei um pouco para ler O Apanhador de Sonhos. No inicio a história flui bem, no meio eu já tinha empacado e no fim tinha voltado a tona a fluidez mais rápida do inicio. Não sei se isso aconteceu porque o livro era longo, mas vocês bem sabem que já li livros maiores, ou se porque realmente não me chamou atenção.

Os capítulos são bem longos, mas são divididos em várias partes que mostram o que cada um dos personagens está vivendo e lembrando. Essas divisões são bem curtas, algumas apresentam um ou dois parágrafos, contudo nenhuma passa de cinco páginas. A divisão dos capítulos foi algo que eu gostei muito, pois tenho costume de ler na durante as aulas, mas odeio parar no meio de um capítulo, então com as divisões tudo ficou mais fácil.

Os personagens são bem construídos ao longo da história e podemos ver como os acontecimentos anteriores influenciaram o que iria acontecer no futuro. Alias, a amizade dos personagens e a conexão que eles tem entre si é muito bonita, vai além do que eu imaginava.

É uma história bem interessante, os ET's são caracterizados de uma forma diferente a qual nós conhecemos, aqueles bichinhos verdes não são nada comparados ao d'O Apanhador de Sonhos. Em nível de estrago, os do Stephen King ganham de mil a zero para os nossos tradicionais etezinhos. Eu adoro quando os autores criam algumas especies diferentes da qual nós estamos acostumado a imaginar que elas são, então apesar de um tanto nojentos, adorei os extraterrestres do Stephen.

Apesar de longo e um tanto cansativo, O Apanhador de Sonhos é um livro ótimo e se você conseguir ler até o final, vai adorar a história.

Vocês já leram algum livro do Stephen? O que acharam da resenha? Me contem nos comentários!

You May Also Like

2 comentários

  1. Eu adoro Stephen King! Mas tb já li alguns livros dele que não gostei muito! O último que li foi A Redoma, que tem a série, eu adorei o livro e ainda não vi a série pq tem umas partes do livro que imagino que devem ter mudado ou ficaria mto ridícula em vídeo.

    Achei o filme It assustador mas não consegui terminar o livro e olha que é mto difícil eu abandonar um livro! Mas acho que tenho que dar uma segunda chance!! hehe

    Mas tem vários que eu adoro, me add lá no skoob K!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô louca para ler A Redoma, assisto a série e amo, quero muito ler. It já me assusta pela capa, haha. Enviei um convite para você no skoob, beijos.

      Excluir