Resenha: O Retrato de Dorian Gray

by - outubro 04, 2014



Quem é que está se tornando fã de clássicos? Não sei porque demorei tanto para decidir começar a ler uma obra de época. Eu estou amando tanto essas histórias que mostram uma sociedade diferente da que vivemos hoje que não consigo parar de ler. Lógico que há algumas que não me agradaram tanto, mas até agora estou muito feliz com as minhas escolhas. O último clássico que li foi O Retrato de Dorian Gray e só posso dizer que me apaixonei de todas as maneiras por este livro.


Em O Retrato de Dorian Gray, o artista Basil Hallward retrata o belo e ingênuo rapaz em uma pintura. Mais do que um mero modelo, Dorian Gray torna-se inspiração a Basil em diversas outras obras. Devido ao fato de todo seu íntimo estar exposto em sua obra prima, Basil não divulga a pintura e decide presentear Dorian Gray com o quadro. Com a convivência junto a Lorde Henry Wotton, um cínico e hedonista aristocrata muito amigo de Basil, Dorian Gray é seduzido ao mundo da beleza e dos prazeres imediatos e irresponsáveis, espírito que foi intensificado após, finalmente, conferir seu retrato pronto e apaixonar-se por si mesmo. A partir de então, o aprendiz Dorian Gray supera seu mestre e cada vez mais se entrega à superficialidade e ao egoísmo. O belo rapaz, ao contrário da natureza humana, misteriosamente preserva seus sinais físicos de juventude enquanto os demais envelhecem e sofrem com as marcas da idade.


O Retrato de Dorian Gray é aquele livro o qual faz você repensar sobre a sua vida e todas as coisas fúteis aos quais nos importamos. Futilidades como beleza levaram Dorian a uma alma negra e corrupta, uma crítica a sociedade moderna. Sem contar com a presença sutil da homossexualidade, que levou a obra a ser taxada como imoral e sofrer com vários cortes durante as publicações.

É com uma narrativa encantadora e fácil que Oscar Wilde nos conta a história de Dorian. Alias, pode esperar por várias frases filosóficas no livro, em cada página há pelo menos uma, da vontade de sair anotando todas.

Não tenho palavras para descrever o quão maravilhosa é a obra de Oscar Wilde. É leitura obrigatória para todo mundo e livro para reler um milhão de vezes que todas farão você refletir. Cada nova releitura fará você enxergar a obra de uma forma diferente. É incrível!

Vocês já leram O Retrato de Dorian Gray? O que acharam da resenha? Me contem!

You May Also Like

22 comentários

  1. Que legal Ka, nunca li nada do Oscar Wilde, acho que preciso ler!! :D
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é um clássico obrigatório aos amantes da boa leitura!

    Recordo que o li ainda na adolescência, lá por volta dos meus 14/15 anos, e fiquei chocado com a conclusão. É uma história pesada, mas que apresenta o quanto as vezes o ser humano é fútil.

    Eu fico extremamente feliz quando topo com resenha desses clássicos como esse ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A conclusão é realmente surpreendente. Impossível não amar esse livro <3 Beijos

      Excluir
  3. Ai ador ler! e livros de época ainda não li mas estou querendo muito, tenho até alguns na minha listinha.

    Dá uma olhada na minha última resenha, livro pérola na areia -> http://www.byanak.com.br/2014/09/perola-na-areia-tessa-afshar.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vários livros clássico são bem legais, especialmente este. Leia, você vai gostar. Beijos

      Excluir
  4. Oscar Wilde é realmente incrível! Esse livro é um dos meus favoritos... Ainda tem o filme, com mesmo título, que ficou muito bom! Também recomendo. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti o filme antes de ler o livro, foi daí que veio a vontade de ler ele. É incrível também. Beijos

      Excluir
  5. Gostei muito do post e estou interessada em ler o mais rápido possível hahaha. Beijos 😘
    www.umataldeana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A maneira que você descreve, o entusiasmos que você passa realmente faz querer correr agora para uma biblioteca pegar esse livro, Nunca o li, mas com certeza ele entrou na minha lista de leitura depois da sua resenha Karine !
    <3 Bjus

    ResponderExcluir
  7. Awn, um dos meus personagens favoritos é o Dorian Gray *-*
    Só assisti o filme e tõ louca pra ler o livro *o*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é um dos seus preferidos no filme, vai se apaixonar por ele no livro. Beijos.

      Excluir
  8. Nunca li, lembro de quando estava em cartaz no cinema e fiquei louca pra assistir, mas não tive tempo de ir, ele passou no SBT e eu ainda não vi kkkkkk, acho que comprarei o livro pra poder saber de tudo isso!

    Beijos :*
    vidro-colorido.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demorei bastante para assistir o filme também e depois que assisti morri de amores, me arrependo de não ter assistido antes. Leia e assista o filme, super recomendo! Beijos

      Excluir
  9. Oi Karine, tudo bem?

    Adoro ler livros clássicos. Principalmente literatura brasileira. Parabéns pela resenha, consegui compreender o que você quis transmitir com facilidade. Não sei se leria esse livro, num todo ele não chama muito a minha atenção.

    Beijos
    Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thamiris. Nunca parei para ler um clássico nacional, tô precisando ler urgentemente. Que pena que ele não chamou muita atenção, mas dê uma chance, vai que você gosta. Beijos

      Excluir
  10. Esse com certeza é um dos melhores livros que li!
    E estou apaixonada pelo seu blog, guria! Estou começando um tbm, então se quiser dar um olhadinha *-* https://pattience.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incrível esse livro né? O blog da minha xará é lindão mesmo. Vou dar uma passadinha no seu, beijos

      Excluir