Resenha: O Natal de Poirot

by - dezembro 22, 2014



Falta poucos dias para o Natal e eu, que amo leituras temáticas e romances policiais, decidi ler O Natal de Poirot, da Agatha Christie, para matar a curiosidade sobre os livros da moça, que todos dizem ser maravilhosos e para participar do Clube do Livro do GWS.

Um resumo rápido, O Natal de Poirot apresenta a véspera de natal na casa da família Lee. Uma época do ano em que todos deveriam estar em pleno união com toda a família reunida e a casa toda decorada, a mansão do Lee é retrato de um assassinato. Simeon Lee é encontrado morto, com a garganta cortada. Uma cena horripilante para toda família, que está banhada por suspeitas uns contra os outros, e um caso que só poderá ser descoberto por Hercule Poirot.

É o primeiro livro que leio da Agatha e posso dizer que a escrita dela não me agradou. Eu sou fã de romances policias e amo livros bem descritivos. Não precisa ter muita descrição, mas é necessário que seja um livro meio termo, nem só com diálogos e nem só com descrições. E o Natal de Poirot, pelo menos, apresenta muitos diálogos e descrições apenas quando necessárias. Há uma vez ou outra que ela diz como está determinado personagem no início do capítulo, quando há descrição, e o resto são diálogos. Com isso, sinto que os personagens não foram muito construídos. Há alguns diálogos que podemos ver Poirot comentando sobre a personalidade dos personagens, mas não passa disso. 

O final, é surpreendente, e confesso que uma parte se dá a narrativa pouco descritiva. A Agatha conseguiu nos guiar perfeitamente pela história, nos levando para caminhos duvidosos, em que nós achávamos que ele havia encontrado o assassino até que..., Não, não é ele/ela. Além disso, ela conseguiu criar motivos para todos os personagens, transformando todos em suspeitos número um. Nunca que eu acertaria o assassino, nunca!

O Natal de Poirot é um ótimo livro para ler e passar o tempo. É bem curtinho e uma leitura agradável, e ainda da tempo de ler até o Natal e ainda participar do Clube do Livro.

Vocês já leram algum livro da Agatha? O que acharam da resenha? Me contem.

You May Also Like

5 comentários

  1. Já ouvi muita gente falando bem dos livros da Agatha, mas nunca li nenhum, então quando passei aqui resolvi ler a sua resenha. Gosto de livros onde todos os personagens são suspeitos, porque me deixa bem mais curiosa, então já coloquei esse livro na minha lista de futuras leituras haha.
    Amei teu blog! <3

    ResponderExcluir
  2. Um dos blogs maiis liindos e criaticos...
    Adoreeeei a resenha, fiquei com vontade de ler, eu queroooo <3 <3

    ResponderExcluir
  3. Queria muuuito ler, já que já vi várias resenhas desse livro, mas não vai dar tempo porque estou lendo outro :( Mas queria muito ter a chance, quem sabe ano que vem? :D
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir