Resenha: Cartas de Amor aos Mortos

by - fevereiro 14, 2015


"Simplesmente amei este livro. Cartas de amor aos mortos é mais do que um livro de estreia impressionante. É o anúncio do surgimento de uma nova voz literária corajosa." Qual a sua impressão sobre um livro que apresenta na capa a opinião de Stephen Chbosky? É um pontapé inicial para comprar a obra que conquistou Stephen e ainda apresenta uma capa maravilhosa.

Cartas de Amor aos Mortos nos apresenta o mundo de Laurel, que acabou de perder a irmã em um acidente e precisa começar o colegial. No primeiro dia de aula, a professora pede que os alunos escrevam cartas para pessoas mortas. A partir deste dia, Laurel escreve cartas para pessoas famosas como Kurt Cobain, Amy Winehouse e Janis Joplin contando sobre acontecimentos da sua vida. Neste momento mergulhamos na história de uma menina que tem que lidar com a perda de uma irmã que admirava e amava muito, tendo de lidar com a mãe que se mudou para o outro lado do país, pois não conseguiu viver com a perda e o inicio de diversas novas amizades, romances e perigos da adolescência. 

Eu amo livros que são em formatos de cartas e e-mails, porque eles nos permitem mergulhar totalmente na história e sentir como se todas aquelas cartas fossem realmente endereçadas para nós. Assim como em As Vantagens de ser Invisível, eu senti uma vontade imensa de responder todas as cartas de Laurel.

Ava me conquistou nestas cartas que Laurel escrevia para ícones da música e cinema pelo formato diferente de contar a história. Aqueles em que as cartas eram endereçadas tinham alguma ligação com a história. Eles eram uma forma de Laurel demonstrar os seus sentimentos e os momentos em que estava passando. Em muitas cartas para o Kurt, nós podemos ver o quanto ela admirava a irmã e como ela fora uma grande inspiração para a menina. A grande tacada do livro, acredito que seja este ponto, mostrar como todos nós somos ligados de alguma forma a histórias dos nosso ícones prediletos da música. Tanto os sentimentos que são passados pelas músicas, filmes e livros, como também a forma que eles viveram durante um tempo. Todos eles tiveram um motivo para viver daquela forma, todos tiveram problemas durante a vida e é isso que Ava mostra, que todos somos humanos.

Cartas de Amor aos Mortos é um livro que apresenta diversos assuntos considerados de tabus, mas que são contados com uma naturalidade e sensibilidade que é impossível não se conectar com os personagens e desejar o melhor para todos. É uma leitura obrigatória para quem ama livros em formatado de cartas, para quem ama romances diferentes, para se inspirar com a história de cada um dos personagens, para amar cada carta endereçada para um famoso. É leitura obrigatória para todos que amam um bom livro.

"E talvez o que crescer realmente significa é saber que você não tem que ser apenas um personagem, indo em qualquer que seja o caminho que a história diz. É saber que você poder ser o autor ao invés."

E aí, o que vocês acharam do livro? Vocês já leram? Quem pretende ler?

You May Also Like

3 comentários

  1. Sua resenha me deixou muito curiosa pra ler o livro. Amo livros que mexem com a gente. Achei a história tão legal, tratando de luto e perdas, encarar a vida...
    Também amei a capa, mostrando o amanhecer até o anoitecer de cima pra baixo, muito show!!!
    EU quero muito ler esse livro, mas ainda não chegou a oportunidade :(


    Dá Uma Passadinha Por Lá: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você possa ler este livro em breve <3 beijos

      Excluir
  2. Seu blog é lindo, já estou inscrita
    Conheça meu blog
    https://belezaemtudo1.wordpress.com/

    ResponderExcluir